domingo, 23 de outubro de 2011

Luisa se estrella contra su casa (Argentina)


Foto: Nádia Mastromauro

"A vida só é possível reinventada”

Há tanta esperança nos nove meses que antecedem o nascimento quanto saudades no período que sucede a morte. Limpar armários antes cheios, fazer sozinho programas antes divididos, lavar um só prato e uma só xícara, ler uma piada e não repassar, guardar para si toda a água da térmica. O tempo vai passando...

Se passa, ele existe. E está presente, não está ausente. Há pessoas que, quando saem de nossas vidas, deixam apenas o tempo em seu lugar. Um tempo que é preciso ser materializado de um jeito novo. E por que não surpreendente? E por que não também mornamente? Penso que a surpresa mais interessante é aquela que surge da mesmice. Os novos significados só são novos aos nossos sentidos. E é isso que nos faz passíveis de sermos novos, reinventados como já dizia Cecília Meireles.

Então, somos convidados a reinventarmos nossas gavetas, nossos armários, nossos criados-mudos. Quarto fechado, o sol lá fora e uma música tocando dentro de nós. É quando novos bichos são gerados, borboletas e elefantes. Raízes. É da intimidade do ventre que vem a vida. É da solidão de si que sai a morte.

Ariel Farrace, dramaturgo e diretor da Cia. Vilma Diamante, me fala sobre essa intimidade necessária. O mundo toca Luísa, a sua heroína, enquanto ela não consegue tocar-se. A personagem caminha como se flutuasse, conversa como se sorrisse, vive como se... “Luisa se estrella contra su casa” foi o espetáculo mais tocante a que assisti nessa edição do Porto Alegre em Cena, tamanho o poder de nos lembrar humanos. Tamanho o poder de nos tocar enquanto nós não podemos nos tocar.

Nossa casa de papelão poderia voar pelos ares ao sutil sopro do lobo mal. O sorriso cristalizado de Luísa desaparece a cada repetição melódica do violão do vizinho. O foco de luz sobre o todo é sensível às novidades e às mesmices. Da parte ao todo e do todo à parte, a produção de Buenos Aires trata da ausência como, a mim me parece, deve ser tratada: sutilmente, delicadamente, amorosamente.

E também de forma muito inteligente. Luísa abraça Pedro que partira e já não sente. Ao não sentir nada, Pedro torna-se, por um breve momento, o protagonista. Por não sentir nada, Pedro está morto, está ausente. Não é a toa que “sente” é parte de ausente. E também em presente para quem sente. Com tons de realismo fantástico, Luísa conversa com seu mundo e o sente. Reinventa-se. Presenteia-se.

O falar é calmo. O movimento é leve. A voz é dura e o sorriso é marcado. Cada elemento pede licença para entrar e é acolhido pela protagonista que abraça a si quando se despede. Dentro dela, há um ser que vive como se fosse sua própria casa. E cada sistema desse espetáculo teatral vive dentro da peça como se a peça fosse sua casa. E nós, a assistência, vivemos dentro da narrativa, essa tão brilhantemente dirigida e interpretada, como se a gerássemos e dela fôssemos colher frutos.

Não falo espanhol, não iria assistir ao espetáculo, mal sabia o nome da peça e hoje ainda não sei que ator interpreta que personagem. Mas foi porque limpei as gavetas do armário que espaço novo surgiu para essa história tão especial me ser contada. O tempo vai passando...

E se passa, ele existe.

*

Ficha técnica

Texto e direção: Ariel Farace / Elenco: Luciana Mastromauro, Matías Vértiz, Juan Manuel Wolcoff e Guid Ronconi / Cenário: Ariel Farace e Cecilia Zuvialde Figurino: Matías Sendón e Ricardo Sica / Iluminação: Matias Sendón e Ricardo Sica / Trilha sonora: Guido Ronconi / Produção: Festival Internacional de Buenos Aires e Compañía Vilma Diamante

*Texto escrito em setembro de 2009 por ocasião do 16º Porto Alegre em Cena 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!