quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Sonhos de um sedutor (RJ)

George Sauma em excelente trabalho de interpretação


Foto: divulgação

Excelente comédia

Engraçado, divertido, elegantemente produzido. “Sonhos de um sedutor” é uma deliciosa comédia em cartaz no Teatro Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. Texto de Woody Allen, com direção de Ernesto Piccolo, a peça passa pelo desafio de fazer rir os brasileiros com um texto tão americano, tão não nosso, o que exemplifica o talento dessa dramaturgia de atingir outros tempos e outras plateias. Escrita em 1969, a trama conta a história de Allan Felix, interpretado pelo excelente George Sauma, que foi deixado pela mulher Nancy (Georgiana Góes) e encontra em um casal de amigos (Luana Piovani e Heitor Martinez) o apoio para recomeçar a vida. Visões do personagem Humphrey Bogard, interpretando a si próprio através do ator Martinez, estimulam o protagonista a descobrir outras facetas de sua personalidade enquanto conquistador. As aventuras, os dramas, as expectativas criadas, destruídas e recompensadas fazem rir em alto nível. Tudo é positivo, embora alguns elementos estejam melhores que os outros.

O maior desafio de interpretar Allan Felix é a proximidade existente ele e seu criador, Woody Allen. O esquema é quase uma performance, fosse Allen o seu realizador agora no palco carioca. Sauma vence com galhardia a dificuldade, oferecendo ao público brasileiro uma versão especial, particular e, por isso, tão viva e tão rica. A avaliação vem do fato da percepção de que, a determinado momento, consegue-se fazer esquecer a origem, abandonar as expectativas e fruir a comédia com entrega, confiança, segurança. O todo é bem arranjado e proporciona essa experiência. Sauma é ágil no avançar de nuances, criativo em estabelecer bases sólidas para as mudanças, talentoso e técnico em manter o ritmo, cativar o interesse e, assim, contar bem a história. Georgiana Góes, na multiplicidade de suas personagens, consegue, em rápidos segundos, apresentar suas construções ao mesmo tempo em que deixa claras as suas intenções, suas funções na narrativa. Como Sauma, a atriz potencializa a comédia e faz avançar a história nas particularidades essenciais das possibilidades de suas aparições. Luana Piovani cumpre bem a tarefa de assegurar o realismo e fazer o contraponto: é pelo seu personagem que Felix irá se apaixonar e aí ganhar novo desafio e recriar o contorno do drama, levanto a peça para um ponto menos óbvio. Apesar de não ser criativo em cena, Heitor Martinez oferece um trabalho que não atrapalha. Assim, a direção de Piccolo faz do elenco um saldo tão positivo como já é o texto e sua articulação com o cenário, trilha sonora, luz e figurinos.

O cenário de Clivia Cohen é excelente. A sala do apartamento de Allan parte do meticuloso e delicado realismo para ir além, situando um personagem que fala com um ator através da tela da televisão, sem o exagero fantástico, mantendo o tom de crônica que é lugar confortável para essa narrativa se dar. O mesmo se diz dos figurinos de Helena Araújo: realistas nos protagonistas, vivo nas personagens de Góes, particulares cujo movimento é visível. A luz (Jorginho de Carvalho) e a trilha sonora (Rodrigo Penna) operam em favor do ritmo positivamente de forma inteligente, nobre e pontual em cada momento.

O tempo em “Sonhos de um sedutor” passa fluentemente através das mudanças que o texto literário e cênico estabelecem. Novas histórias parecem surgir sem que as anteriores tenham se resolvido totalmente, o que poderia ser um defeito não fosse a habilidade da direção. O resultado é uma justaposição de intenções artísticas que, ao invés de pesar a comédia, a aprofunda. Os motivos para esse sucesso são raramente vistos e, por isso, o destaque positivo para essa montagem. A produção, pela coragem, merece os parabéns. Os aplausos vêm pelos valores trazidos à realização. Parabéns!

*

Ficha técnica:
Autor: Woody Allen
Tradução: Caulos
Direção geral: Ernesto Piccolo
Direção de movimento: Deborah Colker
Luz: Jorginho de Carvalho
Trilha sonora: Rodrigo Penna
Assistência de Direção: João Maria Peixoto e Theo Nogueira
Cenário: Clivia Cohen
Figurino: Helena Araújo
Cabelo e maquiagem: Ton Reis
Produção executiva: Mariana Bezerra e Pedro Nóbrega
Assistente de produção: Thiago Menezes
Direção de produção: Miguel Colker
Direção executiva: Pedro Pirim

Elenco: George Sauma, Georgiana Góes, Luana Piovani e Heitor Martinez

Um comentário:

  1. QUE PENA QUE NÓS AUTORES BRASILEIROS FICAMOS PRA TRAZ PARA QUE ADAPTAÇÕES ESTRANGEIRAS AS QUAIS POUCO DIZ PARA NOSSA SOCIEDADE. PAGAM DIREITOS AUTORAIS A TEXTOS ESTRANGEIROS DEIXANDO DE LADO A NOSSA CULTURA. LAMENTÁVEL!...

    ResponderExcluir

Bem-vindo!