quarta-feira, 10 de julho de 2013

Conto de verão (RJ)

A ação de "Conto de Verão" se passa em 1996
Foto: divulgação

Puro e bom entretenimento

“Conto de Verão” tem o grande mérito de ser despretensiosa, de não prometer nada que não dará, de ser um espetáculo honesto e, por isso, bastante bom. É uma história de amor entre adolescentes. Quatro deles vão para uma pequena cidade do litoral, no meio dos anos 90, e, enquanto seus pais jogam baralho, eles tomam sorvete e se conhecem, vivendo primeiras experiências sexuais. Escrita por Domingos de Oliveira, a montagem é dirigida por Bia Oliveira e está em cartaz no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. Puro entretenimento e esse é um valor nem um pouco plebeu. 

Desde a primeira cena, já sabemos o que vai acontecer, quem vai ficar com quem, qual é a questão. Ângelo (Felipe Simas) é o oposto do seu amigo Narciso (João Vithor Oliveira), pois um é bastante sensível e o outro é mais voraz. Por outro lado, também Clara (Julia Oristânio) é muito diferente de Bárbara (Ana Vitória), já que a primeira é romântica e a segunda priva pela total independência. Casais trocados no início, já sabemos como tudo terminará. O interessante é notar, no roteiro, como o tema tem a capacidade de despertar em nós, adultos, o adolescente que ainda mora dentro de nós. E é, dentro desse parâmetro, que uma peça desse tipo pode ser avaliada (por mim). (A menos que um adolescente escreva a crítica dela. E fica aqui a exortação para.) 

As cenas são rápidas, o ritmo é bem conduzido pela direção. O gênero comédia romântica lê bem a construção superficial e positivamente concebida para a construção dos personagens, todos eles completamente envolvidos em fazer a roda da narrativa girar para ápice e o fim. As características de cada personagem são manifestas de forma a deixarem claras as oposições entre eles de jeito que a fruição não perde tempo em resolver problemas, mas vê a história com avidez. Todos os trabalhos de interpretação são, sem exceção, positivos. 

Todos os elementos estão bem articulados, dos figurinos aos cenários, da movimentação ao uso da voz, da iluminação à trilha sonora. O nome disso é seriedade, comprometimento, responsabilidade e profissionalismo. Merece aplausos! 

*

Ficha técnica:
Texto: Domingos Oliveira
Direção: Bia Oliveira
Elenco: Ana Vitória (substituindo Alice Wegmann), Felipe Simas, João Vithor Oliveira e Julia
Oristanio

Um comentário:

  1. Realmente não é uma simples peça e sim um grande Espetáculo de emoções, realidade e doçura, Bia Oliveira esta de Parabéns pelo exímio nos resultados o elenco Talentosíssimos!!!

    ResponderExcluir

Bem-vindo!