quarta-feira, 27 de março de 2013

Vencedores do 7o Prêmio APTR de Teatro (RJ)

O momento mais emocionante da noite: o beijo entre
as grandes atrizes Camila Amado e Fernanda Montenegro
Foto: divulgação

A homenagem de quem divide a plateia com Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro foi a atriz homenageada na entrega do 7o Prêmio APTR de Teatro, a maior comenda das artes cênicas do Brasil atualmente. No ano em que a Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro completa 10 anos de longa e árdua caminhada e muitas conquistas, a festa de comemoração contou com a reunião da classe artística no Teatro Imperator, do Méier, zona norte do Rio de Janeiro. Para mim, que vim de fora há pouco mais de um ano, é uma honra aplaudir, em média, cinco vezes por semana todos esses talentosos profissionais, do palco ou atrás dele, mas sobretudo dividir com eles o lugar da plateia numa noite de reconhecimento maior que de premiação. 

Em se tratando de Fernanda Montenegro, muitas coisas belas foram ditas na noite de segunda-feira (25 de março). Eu, cá com meus botões, guardei uma delas para esse texto. Com uma quantidade imensa de prêmios nacionais e internacionais, cuja respeitabilidade deles faz dela alguém incomparável; um currículo maciço e invejável, mas sobretudo uma sabedoria que parece ter sido reservada para poucos, o que torna suas falas momentos de grande expectativa para os muitos ouvintes; Fernanda Montenegro, pra mim, tem, além de tudo isso, o mérito de ser um excelente público de teatro. Numa lista imensa de grandes atrizes e atores brasileiros que que estão ao lado da “Fernandona” nesse pódio merecido dos mais-mais do teatro nacional, ela continuaria se destacando como a profissional que, com mais frequência, aplaude seus colegas, confere seus trabalhos, acompanha a grade de programação de teatro de sua cidade, abre-se para o novo, sentindo o prazer imenso de VER teatro. Se os produtores da APTR a homenagearam e também os atores com seus discursos, fica aqui, nessas palavras, a minha humilde homenagem a quem, como eu, faz parte regularmente das plateias cariocas. Essa é uma honra que só o é porque é banal. Orgulhosamente, banal, pois dividir o lugar do público com Fernanda Montenegro é ainda melhor justamente porque não é raro. 

*

Confira abaixo os vencedores do 7o Prêmio APTR de Teatro:

Melhor Autor:
Carla Faour - Obsessão

Melhor Direção:

Bruce Gomlevsky - O Homem Travesseiro

Melhor Cenografia:
Breu - Aurora dos Campos, Maria Silvia Siqueira Campos e Miwa Yanagizawa

Melhor Figurino:
Valsa n. 6 - Teka Fichiski

Melhor Iluminação:
A Marca da Água, A Primeira Vista, Édipo Rei e O Outro Van Gogh - Maneco Quinderé

Ator em papel protagonista:
Gregório Duvivier – Uma noite na lua

Atriz em papel protagonista:
Vanessa Gerbeli – Quase Normal

Ator em papel coadjuvante:
Tonico Pereira – A Volta ao Lar e O Homem Travesseiro

Atriz em papel coadjuvante:
Simone Spoladore – Depois da Queda

Categoria Especial:
Marcela Altberg (cast de musicais)

Melhor Espetáculo:
O Homem Travesseiro

Melhor Música:
Era uma vez... Grimm – Tim Rescala

Melhor Produção
Sarau Agencia de Cultura - Gonzagão - A Lenda
Gávea Filmes - O Desaparecimento do Elefante

Confirma aqui a lista completa dos indicados.

Jurados: Bárbara Heliodora, Daniel Schenker, Lionel Fischer, Macksen Luis, Mauro Ferreira, Norma Thiré, Rafael Teixeira, Rodrigo Monteiro e Tânia Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!