domingo, 22 de julho de 2012

Doidas de Santas (RJ)


Foto: divulgação

A vida só vale a pena com amor

            “Doidas e Santas”, a partir do livro de Martha Medeiros, lota o teatro há dois anos e promete mais. Com dramaturgia de Regiana Antonini e com direção de Ernesto Piccolo, a comédia dramática emociona e faz rir com altas doses de auto-ajuda. Sai-se de lá identificado de alguma forma com a história, certo de que o divertimento entreteve e, de certa forma, comovido com uma bonita história.
            Cissa Guimarães interpreta Bia, uma mulher às portas dos 50 anos, psicanalista de profissão, mãe, esposa, filha e irmã por destino. Com o casamento em crise após 20 anos, Bia sente a necessidade de dar um novo rumo para a sua vida antes que seja tarde mais. E é isso que ela faz. “Doidas e Santas” fala de casamentos longos, relacionamentos novos, família e, também, de oportunidades de ser feliz. Guimarães está muito bem no papel, dialogando de uma forma ágil tanto com os outros personagens como com o público que participa da peça expontaneamente, sinal de que a identificação está plenamente estabelecida. Josie Antello e Giuseppe Oristanio dão vida aos personagens mais caricatos: o marido, a mãe, a filha e a irmã de Bia. Dispostos nesse sentido, também oferecem bons trabalhos. Dentro do previsto, fazem rir, constroem a figura do vilão e, depois, do mocinho, fazem contraponto com a protagonista, essa dona das frases de efeito e da condução da narrativa.
            O cenário de Sergio Marimba e o figurino de Helena Araújo e Djalma Brilhante agem a contento, isto é, são discretos e, assim, eficazes para o ritmo com que a narrativa precisa ser contada. A trilha sonora de Rodrigo Penna e o desenho de luz de Jorginho de Carvalho marcam a evolução da narrativa adequadamente.
            A vida só vale à pena com amor. Sejam doidas e santas, doidos e santos, une os homens o desejo de amar e de ser amado. Eis aí um bom divertimento.

*

Ficha Técnica:
Do livro de Martha Medeiros
Texto: Regianna Antonini
Direção: Ernesto Piccolo
Direção de Produção: Maria Siman
Desenho de luz: Jorginho de Carvalho
Cenografia: Sergio Marimba
Figurino: Helena Araújo e Djalma Brilhante
Trilha Sonora: Rodrigo Penna
Projeto Gráfico: Thomaz Velho, Darlan Carmo e Felipe Braga
Assistência de direção: João Velho
Direção de Palco: Marcinho Domingues
Operação de Luz: Marco Cardi
Operação de Som: Kelson Alvarenga
Assistência de produção: Mayara Máximo
Produção Executiva e Administração: Bruna Ayres
Gerenciamento de Projeto: Paula Salles
Realização: BG Produções Artísticas e Primeira Página Produções Culturais

Elenco:
Cissa Guimarães
Giuseppe Oristanio
Josie Antello
            

2 comentários:

  1. a peça doidas e santas é um showzaço, muito bom eu paticularmente me amarrei , parabens!!!

    ResponderExcluir

Bem-vindo!