Foto: divulgação
Excelentes cantores em ótima produção
“Era
uma vez... Grimm”: a primeira coisa que se deve dizer sobre a produção dirigida
por é que ela tem excelentes cantores. Diferente dos outros gêneros cênicos
narrativos, um musical precisa de bons cantores antes de bons atores. Com
destaque para a beleza da voz de Ester Elias, o elenco também composto por José
Mauro Brant, Wladimir Pinheiro e Janaína Azevedo, providencia à audiência um
excelente período de boa música, canções originais compostas por Tim Rescala,
em um alto nível de execução, auxiliado, claro, pelo grupo de músicos que
acompanham os cantores. Em cartaz no Sesc Ginástico, a produção celebra os 200
anos da publicação do livro do primeiro volume dos alemães Jacob e Wilhelm
Grimm (1785-1863/1786-1859) de “Contos da Criança e do Lar”, uma coletânea de
contos colhidos através da memória oral de vários colaboradores da dupla.
O
roteiro, assinado por José Mauro Brant, ao mesmo tempo em que trata da importância de
contar as histórias, conta por si só duas histórias. Na produção, há a
encenação dos contos: “O Junípero” e “Cinderella”, que acontecem em meio à
narração da vida dos Irmãos Grimm e de sua importância para o estudo da língua
alemã. Ali estão a crítica, as opiniões e também jogos com o metateatro, que
divertem o público mais atento, além de belas canções. A direção de Brant e de Sueli Guerra, no entanto,
carece de ritmo. Músicas e cenas não estão bem “casadas” em “Era uma vez...
Grimm”, o que é uma pena, visto ser um espetáculo tão nobre. Em várias
passagens, os atores visivelmente “esperam” a música começar, o que não deveria
transparecer. Talvez o cenário de Ney Madeira, um livro aberto onde são
projetadas imagens animadas de Ricardo e Renato Vilarouca a partir de desenhos
de Rui de Oliveira e de onde partem os elementos de construção da cena, não
favorece a rápida movimentação, a agilidade nos movimentos e variedade dos
ritmos de cada seqüência. Os atores, para complicar, são também os
contrarregras, o que prejudica também o andamento do todo.
Todos
os atores estão bem na produção, embora Wladimir Pinheiro pareça menos à
vontade, isto é, menos flexível. É excelente a opção pela máscara branca que,
além do caráter funcional, o de dar união aos dois atores que, na peça, são
irmãos, dá o contexto europeu de início do século XIX. A máscara branca da
maquiagem de Mona Magalhães neutraliza os atores que interpretam vários
personagens, marcando positivamente o acerto. Os figurinos trazem valores
positivos à produção pelos detalhes: vestidos, casacas, calças e perucas,
todos, sem exceção, exibem um cuidado elogiável e bem posto.
A
produção acontece em duas versões, uma adulta (de que se tratou aqui) e uma
outra infantil. Atende, assim, bem aos dois públicos, enfatizando, em cada uma,
as possíveis relações de sentido que cada audiência pode dar.
*
FICHA
TÉCNICA
Texto
e Letras: José Mauro Brant (baseado na obra dos irmãos Grimm)
Música
Original e Direção Musical: Tim Rescala
Direção:
José Mauro Brant e Sueli Guerra
Supervisão:
Miguel Vellinho
Elenco
/ vozes / personagens
José
Mauro Brant – Tenor / Wilhelm Grimm, menino, irmã 1, príncipe
Wladimir
Pinheiro – Barítono / Jacob Grimm, pai, irmã 2, lobo
Janaina
Azevedo – Mezzo Soprano / Jeanette Hassenpflug, Dorothea Wieman e madrastas
Ester
Elias – Soprano / Dorchen, Marlichen, Cinderela e Chapeuzinho Vermelho
Músicos:
Antonio
Augusto e Alessandro Jeremias – trompa
David
Ganc e Andrea Ernest Dias – flauta
Batista
Jr e Lidiane Dias – clarinete
David
Chew e Fernando Bru – violoncelo
Tina
Werneck e Rubia Siqueira - viola
Cenografia
e figurino: Espetacular! Produções & Artes - Ney Madeira, Dani Vidal &
Pati
Faedo
Iluminação:
Paulo César Medeiros
Desenho
de som: Fernando Fortes
Animação
gráfica: Renato e Ricardo Vilarouca
Direção
de Movimentos e Preparação Corporal: Suely Guerra
Preparação
vocal: Regina Luccato
Visagismo:
Mona Magalhães
Assessoria
de Pesquisa: Sylvia Maria Trusen e Karin Volobuef
Assessoria
pedagógica e curadoria de mesas de debates: Cátedra UNESCO de Leitura
Fotos
estúdio: Leo Aversa
Fotos
de cena: Guga Melgar
Ilustrações:
Rui de Oliveira
Projeto
Gráfico: Maurício Grecco e Úrsula de Mello
Pianistas
ensaiadores: Roberto Bahau e Eliara Puggina
Cenotécnico:
André Salles e equipe
Adereços
de Cena e Pintura de Arte: Derô Martin
Bonecos:
Alexandre Guimarães e Marcos Nicolaiewsky
Costureiras:
Atelier das Meninas
Alfaiate:
Macedo Leal e equipe
Sapatos:
Ernesto Nieto
Tricoteira:
Ivanize Silva
Adereços
de Figurino: ClaudiaTaylor
Perucas:
Vicente Baptista
Cabeleireiro:
Erben Cau
Montagem
de luz - equipe Art Light
Assistente
de dir. de movimentos: Priscila Vidca
Assistentes
de Cenografia: Flora Oliveira e Vinícius Lugon
Assistente
de Figurino: Renata Lamenza
Assistente
de marketing cultural: Adriana Albuquerque
Assistente
de produção: Luana Carvas e Carmem Lúcia
Assistente
de iluminação - Julio Medeiros
Operador
de som: Dug Monteiro
Operadora
de Luz: Katia Barreto
Diretor
de cena: André Salles
Contrarregra:
Marcão
Camareiro:
José Roberto
Marketing
cultural: Gheu Tibério
Produção
Executiva: Fabrício Polido
Direção
de Produção: Lilian Bertin
Idealização:
Belazarte Realizações Artísticas
Assessoria
de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany
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