sábado, 14 de julho de 2012

Era uma vez... Grimm


Foto: divulgação

Excelentes cantores em ótima produção

            “Era uma vez... Grimm”: a primeira coisa que se deve dizer sobre a produção dirigida por é que ela tem excelentes cantores. Diferente dos outros gêneros cênicos narrativos, um musical precisa de bons cantores antes de bons atores. Com destaque para a beleza da voz de Ester Elias, o elenco também composto por José Mauro Brant, Wladimir Pinheiro e Janaína Azevedo, providencia à audiência um excelente período de boa música, canções originais compostas por Tim Rescala, em um alto nível de execução, auxiliado, claro, pelo grupo de músicos que acompanham os cantores. Em cartaz no Sesc Ginástico, a produção celebra os 200 anos da publicação do livro do primeiro volume dos alemães Jacob e Wilhelm Grimm (1785-1863/1786-1859) de “Contos da Criança e do Lar”, uma coletânea de contos colhidos através da memória oral de vários colaboradores da dupla.
            O roteiro, assinado por José Mauro Brant, ao mesmo tempo em que trata da importância de contar as histórias, conta por si só duas histórias. Na produção, há a encenação dos contos: “O Junípero” e “Cinderella”, que acontecem em meio à narração da vida dos Irmãos Grimm e de sua importância para o estudo da língua alemã. Ali estão a crítica, as opiniões e também jogos com o metateatro, que divertem o público mais atento, além de belas canções. A direção de Brant e de Sueli Guerra, no entanto, carece de ritmo. Músicas e cenas não estão bem “casadas” em “Era uma vez... Grimm”, o que é uma pena, visto ser um espetáculo tão nobre. Em várias passagens, os atores visivelmente “esperam” a música começar, o que não deveria transparecer. Talvez o cenário de Ney Madeira, um livro aberto onde são projetadas imagens animadas de Ricardo e Renato Vilarouca a partir de desenhos de Rui de Oliveira e de onde partem os elementos de construção da cena, não favorece a rápida movimentação, a agilidade nos movimentos e variedade dos ritmos de cada seqüência. Os atores, para complicar, são também os contrarregras, o que prejudica também o andamento do todo.
            Todos os atores estão bem na produção, embora Wladimir Pinheiro pareça menos à vontade, isto é, menos flexível. É excelente a opção pela máscara branca que, além do caráter funcional, o de dar união aos dois atores que, na peça, são irmãos, dá o contexto europeu de início do século XIX. A máscara branca da maquiagem de Mona Magalhães neutraliza os atores que interpretam vários personagens, marcando positivamente o acerto. Os figurinos trazem valores positivos à produção pelos detalhes: vestidos, casacas, calças e perucas, todos, sem exceção, exibem um cuidado elogiável e bem posto.
            A produção acontece em duas versões, uma adulta (de que se tratou aqui) e uma outra infantil. Atende, assim, bem aos dois públicos, enfatizando, em cada uma, as possíveis relações de sentido que cada audiência pode dar.

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FICHA TÉCNICA
Texto e Letras: José Mauro Brant (baseado na obra dos irmãos Grimm)
Música Original e Direção Musical: Tim Rescala
Direção: José Mauro Brant e Sueli Guerra
Supervisão: Miguel Vellinho
Elenco / vozes / personagens
José Mauro Brant – Tenor / Wilhelm Grimm, menino, irmã 1, príncipe
Wladimir Pinheiro – Barítono / Jacob Grimm, pai, irmã 2, lobo
Janaina Azevedo – Mezzo Soprano / Jeanette Hassenpflug, Dorothea Wieman e madrastas
Ester Elias – Soprano / Dorchen, Marlichen, Cinderela e Chapeuzinho Vermelho
Músicos:
Antonio Augusto e Alessandro Jeremias – trompa
David Ganc e Andrea Ernest Dias – flauta
Batista Jr e Lidiane Dias – clarinete
David Chew e Fernando Bru – violoncelo
Tina Werneck e Rubia Siqueira - viola
Cenografia e figurino: Espetacular! Produções & Artes - Ney Madeira, Dani Vidal & Pati
Faedo
Iluminação: Paulo César Medeiros
Desenho de som: Fernando Fortes
Animação gráfica: Renato e Ricardo Vilarouca
Direção de Movimentos e Preparação Corporal: Suely Guerra
Preparação vocal: Regina Luccato
Visagismo: Mona Magalhães
Assessoria de Pesquisa: Sylvia Maria Trusen e Karin Volobuef
Assessoria pedagógica e curadoria de mesas de debates: Cátedra UNESCO de Leitura
Fotos estúdio: Leo Aversa
Fotos de cena: Guga Melgar
Ilustrações: Rui de Oliveira
Projeto Gráfico: Maurício Grecco e Úrsula de Mello
Pianistas ensaiadores: Roberto Bahau e Eliara Puggina
Cenotécnico: André Salles e equipe
Adereços de Cena e Pintura de Arte: Derô Martin
Bonecos: Alexandre Guimarães e Marcos Nicolaiewsky
Costureiras: Atelier das Meninas
Alfaiate: Macedo Leal e equipe
Sapatos: Ernesto Nieto
Tricoteira: Ivanize Silva
Adereços de Figurino: ClaudiaTaylor
Perucas: Vicente Baptista
Cabeleireiro: Erben Cau
Montagem de luz - equipe Art Light
Assistente de dir. de movimentos: Priscila Vidca
Assistentes de Cenografia: Flora Oliveira e Vinícius Lugon
Assistente de Figurino: Renata Lamenza
Assistente de marketing cultural: Adriana Albuquerque
Assistente de produção: Luana Carvas e Carmem Lúcia
Assistente de iluminação - Julio Medeiros
Operador de som: Dug Monteiro
Operadora de Luz: Katia Barreto
Diretor de cena: André Salles
Contrarregra: Marcão
Camareiro: José Roberto
Marketing cultural: Gheu Tibério
Produção Executiva: Fabrício Polido
Direção de Produção: Lilian Bertin
Idealização: Belazarte Realizações Artísticas
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany

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