terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Gente (RJ)

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/criticateatral

Foto: Aline Macedo

Patrick dos Santos e Bianca Barbosa

28 atores em ótimo espetáculo produzido entre moradores do Complexo da Maré

"Gente" é o espetáculo realizado a partir do "Projeto Entre Lugares: Terras onde pisei, histórias que contei" , realizado pela G. I. Produções Culturais com moradores do Complexo da Maré no Rio de Janeiro. Durante o ano inteiro, desde 2012, jovens entre 12 e 18 anos participam de diversas oficinas e a produção é um meio de dar sentido à parte do que foi aprendido no processo. A peça foi apresentada na própria comunidade, mas também na Biblioteca Parque Estadual e no Teatro do Parque das Ruínas, em Santa Teresa, zona central do Rio de Janeiro. Sua dramaturgia foi criada a partir de histórias reais colhidas pelos oficinandos entre os moradores, seus vizinhos e familiares. 28 atores estão no elenco e apresentam um bom trabalho que emociona e diverte. A programação teatral carioca, nesse fim de 2015, tem nessa montagem motivos para se orgulhar.

Dramaturgia surge de histórias reais da Comunidade do Complexo da Maré
São cinco histórias colhidas entre os moradores da Comunidade da Maré. A peça começa com a narrativa da mullher mal tratada pelo marido que vem para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor. Sua voz é descoberta por um cantor e uma carreira começa ao lado de um novo romance e uma nova oportunidade. O envolvimento do filho, já adolescente, com o crime traz à protagonista muitas tristezas no entanto. Depois, conhece-se a senhora acumuladora que, apesar da bondade, incomoda os vizinhos por causa do mal cheiro que vem de sua casa. Ela é maltrada pelos próprios filhos e sua situação acaba fazendo com que a opinião dos outros sobre ela se modifique. Eles então a ajudam a melhorar de vida. Há ainda o menino explorado pela mãe que exige que ele saia pela feira pedindo comida de graça. Também a professora de espanhol que, motivada por um espírito evangélico, resolve levar sua aluna transexual para participar de um culto. Ambas sentem forte preconceito das pessoas na igreja, o que lhes entristece. Na sala de aula, a violência no entorno da escola traz outros acontecimentos tristes ao seu pensamento, mas que  não lhes impedem de continuar acreditando em um mundo melhor. A peça termina com uma divertida história de amor de um casal que se une por procuração, resolvendo o problema da distância entre eles.

As esquetes mais longas são entrecortadas por entremezes em que pequenos monólogos oferecem um contexto que oxigena a fruição do espetáculo como um todo. Na encenação, todos os atores estão sentados ao redor da cena, assistindo com o público às histórias apresentadas. O drama, gênero que melhor lê a narrativa, não limita o aspecto cômico, mas informa sobre as bases que parecem ter guiado Renata Tavares, que assina a dramaturgia, na viabilização da obra. O bem e o mal estão bem claros e essa apresentação nítida ajuda o ritmo, bem como a leitura das referências. "Gente" é um espetáculo que tem como tema a riqueza humana da sociedade em meio a qual o espetáculo foi criado. E atende aos objetivos com méritos a serem aplaudidos.

Elenco numeroso apresenta bom trabalho
A direção de Renata Tavares e de Tiago Ribeiro tem o mérito de atravessar a pouca experiência dos intérpretes no palco profissional e apresentar um espetáculo que em nada perde para seus pares na programação de teatro carioca. Ao longo de mais de cento e vinte minutos, a narrativa cruza o tempo e o espaço com opções criativas e dispostas à fruição com vibrante desenvolvimento. Os jovens atores apresentam, de um modo geral, boa noção de movimentos, conhecimento de suas habilidades vocais e corporais e ótimas expressões nas ações e nas reações. O espetáculo, atentendo aos objetivos, diverte, emociona e promove essencial reflexão. Patrick Santos, Bianca Barbosa, Vanessa Azevedo, Leona Kali e Taiane Gomes se destacam no elenco pelo modo delicado e profundo com que se expressam na apresentação dos seus personagens em seus quadros. O elenco também é composto por Amanda Maria, Ana Karolina, Anderson Alexandre, Andressa Vargas, Angela Pereira, Arlison Campos, Bianca Mollinari, Edson Martins, Fernanda Pontes, Hyan Victor, Jhenefer Braz, Larissa Castro, Lucas Borges, Matheus Frazão, Nzage Dias, Pedro Nascimento, Rafael Lima, Roger Neri, Thiago Santos, Thiago Souza, Vanusa Azevedo, Victória Mel e Yury Jesus em trabalhos qualificados.

O cenário de Flávio Vidaurre e o figurino de Rosa Ebee colaboram para o espetáculo porque, sem entraves e com potência, dão conta do essencial para a apresentação dos personagens e dos contextos narrativos em que eles aparecem. A iluminação de João Gioia, sobretudo considerando a realidade da produção e do tipo de palco para o qual ela foi criada, tem méritos em destacar o elenco como um todo e favorecer as reflexões que o espetáculo promove desde antes da narrativa.

O "Projeto Entre Lugares: Terras onde pisei, histórias que contei" 
"Gente" renova, no teatro, o compromisso da arte em celebrar o homem em sua riqueza, em sua complexidade, na natural enorme possibilidade de expressões. Além disso, ele nos lembra de que talento e técnica são características que aparecem e se desenvolvem em qualquer contexto, ainda que esse seja um tão difícil como se sabe ser o do Complexo da Maré. O "Projeto Entre Lugares: Terras onde pisei, histórias que contei" merece os parabéns, mas mais do que isso a atenção, o valor e novas e mais longas temporadas. Muitos aplausos! Feliz 2016!


*

Ficha técnica:
Coordenação geral: Vanessa Greff
Coordenação artística: Flávio Vidaurre
Autora: Renata Tavares
Direção de cena: Renata Tavares e Tiago Ribeiro
Figurino: Rosa Ebee
Cenário: Flávio Vidaurre
Iluminação: João Gioia
Registro fotográfico: Aline Macedo
Projeção e Imagens: Mutante Produções
Operador de som: Alexandre Mero

Elenco:
Amanda Maria, Ana Karolina, Anderson Alexandre, Andressa Vargas, Angela Pereira, Arlison Campos, Bianca Barbosa, Bianca Mollinari, Edson Martins, Fernanda Pontes, Hyan Victor, Jhenefer Braz, Larissa Castro, Leona Kali, Lucas Borges, Matheus Frazão, Nzage Dias, Patrick Santos, Pedro Nascimento, Rafael Lima, Roger Neri, Taiane Gomes, Thiago Santos, Thiago Souza, Vanessa Azevedo, Vanusa Azevedo, Victória Mel e Yury Jesus.