segunda-feira, 20 de maio de 2013

Limpe todo o sangue antes que manche o carpete (SP)

Ed Moraes interpreta Wilson, o protagonista
do primeiro espetáculo da Cia dos Inquietos

Foto: divulgação

Espetáculo expõe negativo esforço em parecer mais que o texto

Na encenação de “Limpe todo o sangue antes de que manche o carpete", realizada pelo grupo paulista “Cia dos Inquietos”, o texto de Jô Bilac parece atrapalhar. A peça, que é inédita no Rio de Janeiro, participou da Mostra Cena Carioca, infelizmente cumprindo curtíssima temporada que termina hoje no Galpão Gamboa. Dirigido por Eric Lenate, o espetáculo é péssimo.

Jô Bilac cria uma situação épica, cujo herói foi muito famoso quando criança e, agora, tenta desesperadamente conseguir uma migalha de sucesso que o permita orgulhar-se de mesmo. O personagem Wilson, também chamado de Wilsinho Nota 10 (Ed Moraes), quer um emprego, deseja que um projeto seu seja aprovado numa grande empresa, almeja casar-se com sua noiva Sabrina (Luna Martinelli) e, enfim, comprar um apartamento de frente para o mar onde ambos possam morar. 
 
Tudo isso se perde na encenação dirigida por Lenate infelizmente, um esforço inútil de “aparecer” mais que o texto. Na peça da Cia dos Inquietos, todas as construções de personagem são por demais partiturarizadas. Os movimentos são orquestrados, as relações são medidas, as entonações fogem do real além da narrativa de forma brusca e injustificável. A encenação é dura, a obra é fleumática, as articulações se dão a ver tal qual uma galeria de possibilidades de uso do corpo e da voz.

São interessantes os trabalhos de interpretação de Ed Moraes, João Paulo Bienermnn e sobretudo de Luna Martinelli se conseguirmos isolar o olhar por sobre os intérpretes além de qualquer força da direção. Mesmo sem sintaxe, veem-se neles ricas possibilidades de uso do corpo, das feições, das tonalidades da voz, do modo claro de dizer o texto. Também encontraremos bom trabalho de figurino de David Shumaker, de iluminação de Karine Spuri e de cenografia, cujo ponto alto é a opção por gramafones para a representação das idosas “cuidadas” pelas enfermeiras Sabrina e Geda. (O diretor divide a assinatura de todas as concepções individuais, assinando sozinho também a de cenário e a de trilha sonora.
É uma pena! 

*

FICHA TÉCNICA
"Limpe todo o sangue antes que manche o carpete"
Texto: Jô Bilac
Direção: Eric Lenate
Elenco: Ed Moraes, Luna Martinelli, Daniel Tavares e João Paulo Bienermnn
Cenário e sonoplastia: Eric Lenate
Figurinos: David Shumaker e Eric Lenate
Iluminação: Eric Lenaten e Karine Spuri
Fotografia: Gustavo Porto e Sander Newton
Arte: Herbert Bianchi e Eric Lenate
Idealização e direção de produção: Ed Moraes
Produção: Cia dos Inquietos
Coprodução: Arrumadinho Produções Artística