sábado, 12 de janeiro de 2013

As Paparutas (RJ)

"As Paparutas" tem texto de Lázaro Ramos
Foto: divulgação

Pertinente no tema, excelente enquanto obra


            O espetáculo infantil “As Paparutas” está de parabéns porque consegue ser claramente uma peça didática sem ser chata. Escrita por Lázaro Ramos, sua importância está no fato de tratar do assunto do diálogo entre as diferenças e do bullying de forma honesta e acessível a partir de uma história bem escrita e bem contada. Com direção de Luiz Antônio Pilar, o jogo é ágil, a conversa com o público (de todas as idades) acontece graciosamente, as interpretações são bastante boas e a articulação entre os signos visuais oferece ótimos resultados. Em cartaz no Oi Futuro de Ipanema, Rio de Janeiro, eis aí um programa legal pra toda a família. 

A história se organiza em dois universos distintos e paralelos. Em um, o garoto Jovi (Samuel de Assis) cria histórias no tempo que tem livre entre a escola e a coleta de lenha na floresta. Sua mãe (Priscilla Marinho) é professora e, com uma educação rígida, estimula o filho a valorizar suas ideias, seus talentos e correr atrás de seus sonhos. A história das Paparutas é uma das criações de Jovi, da qual ele faz parte. Num lugar e numa época, a Associação das Paparutas recebe uma carta da poderosa Dona Papona (Marinho). No texto, consta que uma jovem aprendiz irá, em breve, se juntar ao grupo. Selma (Maria Gal) é uma menina muito especial, porque ela é uma das últimas remanescentes de Fernófolus e, por isso, tem o poder de se tornar a próxima Paparuta Chefe. A novidade causa constrangimentos. No reinado há 30 anos, a atual Paparuta Chefe (Renata Celidonio) tem um plano de permanecer no poder. Com a ajuda de uma flauta mágica, ela poderá fazer com que todos sejam iguais a ela. Ocorre que a flauta se perdeu e é preciso encontrá-la antes que Selma descubra sobre o seu próprio passado e tome o poder. 

É difícil identificar destaques no elenco tão bem afinado. Priscilla Marinho está forte, clara, precisa na interpretação de suas personagens. Renata Celidônio, no mesmo sentido, oferece uma bela e potente voz que aumenta os valores positivos da obra. Cristiane Amorim e Livia Guerra (Paparutas auxiliares) também têm boas participações em papéis menores, mas não menos importantes. Munir Kanaan (uma espécie de papagaio) vence o desafio de dar vida a um personagem sem precisão, mas com muito carisma. Por fim, Samuel de Assis, o protagonista sustenta o ritmo de forma vibrante, disponibiliza grande simpatia e conta a história de um jeito encantador. O grupo tem direção firme e comprometida de Luiz Antônio Pilar, que não deixa a encenação por trás do bom texto de Lázaro Ramos. A movimentação (Juliana Nogueira) permite uma narrativa ascendente que caminha para o fim positivamente.

Sai-se do teatro bastante satisfeito com o visual colorido de Ronald Teixeira (cenário e figurino), Rosa Bandeira (visagismo) e Valmyr Ferreira (iluminação), principalmente pela coerência na união entre tantas texturas, formas e cores diferentes. O ponto alto, no entanto, é a direção musical de Alexandre Elias, cujas canções embalam a narrativa de forma inteligente e viva, também unindo desde cantigas, a rap e outros gêneros musicais. 

Pela sua amplitude, o assunto do bullying não se esgotará facilmente como outros tantos. Dia após dia, é preciso que se volte a um de seus aspectos com elegância, sobriedade, consistência e, sobretudo, o desejo de que suas consequências desapareçam. Parabéns à Maria Gal pela idealização e coordenação geral do projeto. 

*

Ficha Técnica

Texto – Lázaro Ramos
Direção - Luiz Antonio Pilar
Idealização e Coordenação Geral – Maria Gal

Elenco - Cristiane Amorim, Maria Gal, Munir Kanaan, Livia Guerra, Priscilla Marinho, Renata Celidonio, Samuel de Assis.

Direção de Produção – Letícia Tórgo
Produção Executiva – Patrícia Freitas
Assistente de Direção I e PreparaçãoVocal – Marco Bravo
Assistente de Direção II - Marcos Nauer
Direção de Movimento – Juliana Nogueira
Direção Musical - Alexandre Elias
Assistente de Direção Musical I – Marco Bravo
Assistente de Direção Musical II - Carol Futuro
Iluminação – Valmyr Ferreira
Assistente de Iluminação - Poliana Pinheiro
Cenografia e Figurino – Ronald Teixeira
Assistente de Cenografia e Figurino – Markoz Vieira
Confecção dos Cenários - George Bravo e Letícia da Hora
Adereços e Bonecos - Eloy Machado e Liza Machado
Costureira - Odília Lucia de Almeida
Visagismo - Rosa Bandeira
Programação Visual - Fabio Viana
Web Design - Agência ID Publicidade e Propaganda
Fotografia - Alline Ourique
Assessoria de Imprensa - Kassu Produções
Operador de Luz – Hugo Leonardo
Operador de Som - Marcelo Moacir
Camareira - Genilda Freitas
Consultoria de Marketing – BFV Marketing Cultural
Gestão de Projeto - Maria Gal, Paulo Mattos e Sérgio Allisson
Captação de Recursos – Realiza! Produtora Cultural e Unideias
Produtora Associada – da Gaveta Produções
Realização – Realiza! Produtora Cultural e Boa Nova Produções Artísticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!