domingo, 12 de agosto de 2012

Algumas aventuras das 20mil léguas submarinas (RJ)


Foto:Silvana Marques

O prazer de imaginar

            Dá prazer assistir a uma produção como “Algumas aventuras das 20mil léguas submarinas”. O espetáculo apresenta uma altíssima qualidade estética nos cenários, figurinos, trilha sonora e na iluminação, mas sobretudo nas excelentes interpretações e numa dramaturgia cujo ritmo é o seu melhor elemento. Adaptado e dirigido por Antônio Carlos Bernardes, assistido por Leila Maria Moreno, a partir do texto de Fátima Valença, o resultado no palco do Teatro OI Casa Grande se destina a todos os públicos (maiores de 8 anos), sobretudo às famílias.
            O ritmo da narrativa é lento, fiel à proposta de Júlio Verne (1828-1905), que escreveu “Vinte mil léguas submarinas” em 1869. O romancista francês parte do realismo, uma base sólida, para construir uma verossímil história de ficção. Uma caravana de homens corajosos e inteligentes parte em busca do gigante do mar, responsável pelo desaparecimento misterioso de diversas grandes embarcações. O cientista francês professor Aronax, seu assistente Conselheiro e o Mestre arpoador Ned Land são jogados ao oceano e acabam resgatados pelo fenomenal submarino Náutilus, comandado pelo enigmático capitão Nemo. Os mistérios do fundo do mar se abrem para a tripulação: livres nas águas obscuras, mas prisioneiros na pesada estrutura de aço. A inteligência (Aronax), a emoção (Conselheiro) e a coragem (Land) são, simbolicamente, os instrumentos capazes de derrotar o rancor (Nemo). A humanidade emersa tem, afinal, tantos problemas quanto belezas assim como o mundo submerso.
            Alexandre Dantas (Aronax), Augusto Madeira (Conselheiro), Erom Cordeiro (Land) e Mouhamed Harfouch (Nemo) apresentam belíssimos trabalhos de interpretação. É facilmente identificável um excelente uso da dicção, pausas eficazes, além de trabalho corporal que mantém o ritmo interessante para quem assiste e quer ver mais. Depois dos detalhados cenários (Carlos Alberto Nunes), figurinos (Kika Lopes e Masta Ariane) e movimentos de iluminação (Paulo César Medeiros), são valorosas as animações de Rico e Renato Vilarouca e a trilha sonora original de Marcelo Alonso Neves, mais uma vez elemento definitório para a excelência da produção.
            O maior mérito de “Algumas aventuras das 20mil léguas submarinas” é a dramaturgia. Sai-se da peça com vontade de ver mais. Em se tratando de Júlio Verne e considerando uma ficha técnica de alta qualidade, não é difícil imaginar a tentação de Antônio Carlos Bernardes de avançar. Ter resistido a ela a fim de oferecer o que é realmente essencial fez do espetáculo ser ainda maior. Fica na imaginação o que não se viu em cena e é dela que o teatro, sobretudo para a família, é feito. Parabéns!

*

Ficha Técnica
Texto e adaptação: Antonio Carlos Bernardes e Fátima Valença
Concepção e Direção: Antonio Carlos Bernardes
Assistente de direção: Leila Maria Moreno

Elenco:
Capitão Nemo - Mouhamed Harfouch
Professor Aronax - Alexandre Dantas
Arpoador Ned Land - Erom Cordeiro
Conselho - Augusto Madeira
Soldados - Dio Jaime, Marcos Pereira, Gabriel Bezerra
Capitão Farragut - Márcio Malvarez

Direção de Produção: Andréa Alves
Cenários e adereços: Carlos Alberto Nunes
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Figurinos: Kika Lopes e Masta Ariane
Bonecos: Nilton Katayama
Música Original: Marcelo Alonso Neves
Videos: Rico e Renato Vilarouca
Direção de movimentos: Duda Maia
Assessoria de Imprensa: Daniella Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!