quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Histórias de confinamento (MG)

Curta: www.facebook.com/criticateatral
INSTAGRAM: @criticateatral
Foto: divulgação

Eduardo Moreira



Uma lacuna na história do Grupo Galpão

“Histórias de confinamento” revela que o Grupo Galpão, em 2020, está confinado artisticamente e distante das potencialidades já descobertas por as companhias na relação entre teatro e internet. O espetáculo, que participou da 13ª edição do Festival Nacional Niterói Em Cena, justapõe um conjunto de pequenas cenas, todas elas trazendo uma rápida crônica sobre esses dias de isolamento social contra a pandemia da Covid-19. Enquanto investigação de linguagem, o resultado é bastante pobre sobretudo quando comparamos essa produção com outras já assistidas nos últimos meses por outros realizadores no país. Idealizado por Inês Peixoto, e dirigido por ela, por Thiago Sacramento e por Eduardo Moreira, esse último que também assina a autoria. No elenco, além de Peixoto e de Moreira, estão Antônio Edson, Fernanda Vianna, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Simone Ordones e Teuda Bara. Monótono, linear, presunçoso e um tanto quanto preguiçoso, o espetáculo deixa a desejar infelizmente. 

13o Festival Niterói Em Cena

Escrito a partir de histórias enviadas pelo público sobre a vida em quarentena, o espetáculo reúne, mas não articula formalmente as várias pequenas histórias que apresenta. Tem o mérito, claro, de haver aqui e ali uma apresentação bem superficial de cada personagem em seu rápido contexto narrativo, mas nada realmente relevante. Uma filha escrevendo ao pai, um homem que comemora o aniversário sozinho, uma mulher preocupada com a mãe idosa, pessoas falando ao telefone ou por videocall com os amigos, alguém que deu - sem querer - uma gorjeta de R$ 200,00 a um entregador de Ifood, vizinhos que se observam pelas janelas, demissões de colegas de trabalho, banheiros que implodem... Os episódios são divididos em meses, separando as épocas da pandemia desse ano. Linguisticamente falando, não há subordinação, mas só sucessivas coordenações justapostas. 

Inês Peixoto

Quanto às interpretações, não há algo muito complexo a destacar. Os quadros são parados, os cenários são praticamente os mesmos: cada personagem está em uma parte de sua casa em cada cena. Tampouco há algo que possa ser dito sobre figurino, direção de arte ou sobre edição. A dramaturgia é pouco consistente mesmo no interior de cada episódio, menos ainda no todo. A justificativa de que todo o espetáculo se baseia no cotidiano do isolamento também não é o bastante, porque trata-se de um coletivo que visivelmente, nesse trabalho, não se mostra coletivo, mas individual. A direção de fotografia também não está articulada: cada quadro tem um ponto de vista individual. Para dar um exemplo do que poderia ter sido: “Edifício Master”, de Eduardo Coutinho, seria uma ótima referência. Lá temos vários personagens individuais, com histórias únicas, mas o enquadramento é sempre o mesmo e garante a articulação e a poética que aqui não se viu. 

Enfim, “Histórias de confinamento” representa uma lacuna no preciosismo da história do Grupo Galpão. Uma pena. 

*

Ficha Técnica


Idealização: Inês Peixoto
Direção: Eduardo Moreira, Inês Peixoto e Thiago Sacramento
Dramaturgia: Eduardo Moreira (a partir de relatos recebidos na campanha Histórias de Confinamento)
Direção de Arte: Paulo André
Assistência de Direção de Arte: Gilma Oliveira
Trilha Sonora: Wilson Lopes
Edição ao vivo: Thiago Sacramento
Design de Luz e Assistência de operação: Rodrigo Marçal
Assistência técnica de Teuda Bara: Admar Fernandes
Direção de Produção: Gilma Oliveira
Produção Executiva: Beatriz Radicchi
Comunicação: Bárbara Prado
Assistência de Comunicação: Letícia Leiva
Design Gráfico: Filipe Lampejo e Rita Davis
Produção: Grupo Galpão
Agradecimentos: Amauri Reis, Manoel Soares, André Dulci, Beto Franco

Autores das histórias:
Ana Mattoso Picco
Carlos Avelino
Carolina Resende
Cibele Marina
Diane Velôso
Diorela Kelles
Elza Cataldo
Estêvão Senra
Gabriel Garcia
Larissa Rezende
Lindsay Castro Lima
Maria Clara Nardy Carneiro
Quemuel Costa
Renata Azzam
Simone Tôrres
Thais Vasconcelos
Zé Caetano

Elenco: Antonio Edson, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Simone Ordones e Teuda Bara
Direção: Eduardo Moreira, Inês Peixoto e Thiago Sacramento
Autor: Eduardo Moreira

Classificação Indicativa: Livre​
Duração: 50 min.
Link: @grupogalpao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!