quinta-feira, 2 de abril de 2015

3 dias ou menos (RJ)

Fábio Cardoso, Rosa Iranzo e Bruno Quaresma
Foto: Zeca Richa

O novo espetáculo da Cia. Sala Escura de Teatro

Com texto e direção de Iuri Kruschewsky, “3 dias ou menos” é o novo espetáculo da Cia. Sala Escura de Teatro, mas não o seu melhor trabalho. A peça, que cumpriu temporada na Sala Mezanino do Espaço Sesc Copabana durante o mês de março, parece estar sufocada pelo grande número de intenções, o que lhe deixa pouco livre para alçar voos enquanto objeto de arte cênica. Em destaque, estão os trabalhos de interpretação de Rosa Iranzo, de Fábio Cardoso e principalmente de Bruno Quaresma e a instalação cênica assinada por Flávio Graff.

Há mérito na intenção do grupo em criar um espetáculo original sobre o comércio ilegal de armas de fogo, crime esse que tem sido responsável por uma quantidade absurda de mortes no Brasil nos últimos anos. No entanto, apesar do material sonoro que se ouve antes da peça começar, o espectador se vê mais diante da trajetória de um só revólver do que da realidade do tema no país. Em outras palavras, a arma usada na dramaturgia tem tanta personalidade que não consegue ser metáfora para as armas em geral. Há que ser valorizada a utilização de histórias verídicas na construção de uma dramaturgia fictícia. Porém, identificar o modo como os sete personagens da narrativa se unem acaba sendo mais desafiador (e interessante) para o público do que conhecer suas histórias individuais infelizmente. Um texto original é sempre bem vindo, mas a constante interrupção dos diálogos por monólogos afasta o espectador na medida em que a narrativa não avança nem na horizontalidade (uns personagens com os outros), nem na verticalidade (cada personagem consigo próprio). Por fim, o uso da sonorização como parte ativa da encenação sugere uma reflexão sobre a narrativa contemporânea, mas talvez a metáfora possível da poluição sonora da cidade grande não encontre propriamente lugar na construção do sentido da peça. O elemento acaba, assim, funcionando de forma independente e pouco integrada.

Composto também por Ana Beatriz Macedo, Ariella Braz, Marcos Derizans e por Zeca Richa, o elenco tem seus melhores trabalhos na contracenação de Fábio Cardoso e de Rosa Iranzo com destaque para as participações de Bruno Quaresma. Nesses três, o texto é dito com grande força e ótimas marcas de verdade em positiva viabilização das intenções e das pausas em clara articulação com o corpo e com os movimentos. Parabéns! A encenação dirigida por Iuri Kruschewsky, assistido por Zeca Richa, usa o palco de forma equilibrada, conversando com a instalação cênica de Flávio Graff nem sempre com clareza, como já se disse.

O som participa de “3 dias ou menos” de forma não só ilustrativa, mas atuando na história como um dos protagonistas. Espalhadas pelo palco, diversas caixas de som, algumas iluminadas internamente, dão profundidade para o palco, mas principalmente ocupam o lugar dos móveis, construindo os ambientes. É pelo som que o espectador reconhece a abertura da geladeira, o telefone, a cidade vista pelo terraço do prédio onde os personagens estão, etc.. Nesse sentido, a direção musical e a sonorização de João Mello e de Gabriel Reis são coautoras do espetáculo ao lado de Graff e de Kruschewsky. O resultado enriquece a reflexão sobre o uso do som no teatro que já vem acontecendo positivamente. A peça tem boas participações do figurino de Elisa Faulhaber e da iluminação de Ana Luzia de Simoni e de João Gioia, essa segunda mais interessante que a primeira.

Iuri Kruschewsky e a Cia. Sala Escura de Teatro têm participado proficuamente da programação teatral do Rio de Janeiro desde 2010. Pela determinação, pela coragem e por seus méritos, merecem aplausos.

*

Ficha Técnica
Texto e Direção: Iuri Kruschewsky
Direção de Produção: João Braune
Direção Musical e Sonorização: João Mello e Gabriel Reis
Direção de Movimento: Renata Versiani
Instalação Cênica: Flávio Graff
Figurino: Elisa Faulhaber
Iluminação: Ana Luzia de Simoni e João Gioia
Produção de Arte: Bruno Lopes
Atores: Ana Beatriz Macedo, Ariella Braz, Bruno Quaresma, Fábio Cardoso e Rosa Iranzo
Participação: Marcos Derizans e Zeca Richa
Produção Executiva: Matheus Marques
Assistente de Direção: Zeca Richa
Assistente de Produção: Nátani Torres
Assessoria de Imprensa: Smart Mídia
Fotógrafo: Rodrigo Turazzi
Programação Visual: ZR Mosaico
Projeto Gráfico: Agência EGX
Realização: Sala Escura de Teatro e Fomenta Produções
Parceria: SESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!