sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Novela Brasil (RJ)


Foto: divulgação

Sucesso sobre o sucesso



“Novela Brasil” é uma comédia besteirol que está lotando a Sala Paulo Pontes do Theatro Net Rio pelas ótimas interpretações e pela ótima dramaturgia. A produção, que nasce com a união de atores da peça “O Surto” com convidados, propõe um excelente jogo entre a novela “Avenida Brasil”, de João Emanuel Carneiro, no ar no horário das 21 horas, na Rede Globo, e outras grandes produções da história da teledramaturgia. Quem for ver esperando apenas gargalhar ganhará de brinde a lembrança de personagens marcantes da história das novelas de TV no Brasil.
No total, são 29 personagens que surgem a partir das figuras centrais da trama de João Emanuel Carneiro. Menina (Nina), Calminha (Carminha), Trufão (Tufão) e Táxi (Max) estão lá, junto com vários outros, “engordando” os motivos para a divertida dramaturgia. A história apresenta duas linhas como centrais no esqueleto da comédia: de um lado, um grupo de atores de teatro é chamado para fazer televisão e encontram-se frente aos desafios da nova linguagem em uma conversa séria com um autor de teledramaturgia. De outro, a personagem Calminha, desesperada pela perseguição de Menina, convoca, para ajuda-la, o SINDVIL – Sindicato dos Vilões, constituído, principalmente por "Malvada de Fátima" (Maria de Fátima de "Vale Tudo"), "Cachaçaré", (Nazaré de "Senhora do Destino"), “Juma Marruá” (Juma, de “Pantanal”), Perpétua (de “Tieta”) e Vlad (de “Vamp). A comédia vem, principalmente, a partir da união das duas linhas, uma criticando constantemente a outra, um metateatro, uma metanovela.
Bia Guedes (Chifrana e Perpétua), José Alessandro (Trufão e Vlad), Rodrigo Fagundes (Calminha) e Wendell Bendelack (Gabriela e Menina) brilham em cena com excelentes interpretações. Com eles, o jogo é rápido, o humor acontece e o carisma é sentido imediatamente. Flávia Guedes e Renato Bavier estão bem, mas não atingem o mesmo excelente resultado dos demais do elenco e isso é graças à direção ágil e firme de Alina Lyra e de Wendell Bendelack que conferem ao todo uma ótima forma.
Os figurinos deixam a desejar em vários personagens, mas não chegam a atrapalhar visualmente o espetáculo. Expressam, no entanto, uma carência de qualidade estética que poderia ser melhorada. A iluminação de Paulo Roberto Moreira e a trilha sonora de Tarso Gusmão auxiliam positivamente no construção da fluência no ritmo da narrativa.
 “Novela Brasil” envolve teatro e internet simultaneamente. Antes da sua estreia nos palcos, os atores lançaramno YouTube, no dia 3 de agosto de 2012, uma Web Série homônima. O 1º capítulo obteve 100 mil acessos em menos de 24 horas e, até o momento, já foi visto por mais de 470 mil pessoas, inclusive por colaboradores do autor de “Avenida Brasil que, segundo a assessoria de imprensa do espetáculo, adoraram a brincadeira. A peça é, antes de tudo, uma grande homenagem a autores, atores e diretores desse que é provavelmente um dos produtos de maior qualidade do gênero no mundo: a novela brasileira. Agrada, assim, quem gosta de novela e, também, quem gosta desse gênero teatral, tão rico e potente como todos os outros.

*

FICHA TÉCNICA

Texto: José Alessandro e Wendell Bendelack
Direção: Alina Lyra e Wendell Bendelack
Elenco: Bia Guedes, Flávia Guedes, José Alessandro, Renato Bavier, Rodrigo Fagundes e Wendell Bendelack
Iluminação: Paulo Roberto Moreira
Cenário e Figurino: Wanda Batista
Trilha Sonora: Tarso Gusmão
Fotografia: Ernane Pinho
Vídeos: Parafernálha – Felipe Neto
Assessoria de Imprensa: Ciranda Comunicação
Assistente de Produção: Leandro Portella
Produção Executiva: Ágatta Marinho
Direção de Produção: Alina Lyra
Produção: Alkaparra Produções
Realização: Alina Lyra, José Alessandro, Rodrigo Fagundes e Wendell Bendelack

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!