sábado, 27 de janeiro de 2018

Ícaro (RS)

www.facebook.com/criticateatral
No instagram: @criticateatral
Foto: Fernanda Chemale

Luciano Mallmann

Luciano Mallmann brilha em ótimo monólogo


O ótimo monólogo “Icaro” é a mais nova produção de Luciano Mallmann como ator. Escrita a partir de depoimentos reais de pessoas cadeirantes, o texto é levado à cena sob direção de Liane Venturella. Na peça, em ótimo trabalho de interpretação, o ator narra a sua própria história, intercalando com três outras de pessoas com quem ele conversou durante sua pesquisa de construção dramatúrgica. Em todas elas, há uma convite tocante à reflexão sobre o que realmente vale a pena na vida. O espetáculo participou do 19o Porto Verão Alegre, tendo se apresentado no Teatro do Instituto Goethe, no Bairro Moinhos de Vento.

Histórias reais
São quatro histórias. A primeira é a da Namorada de Guto, uma garota que, tendo bastantes dificuldades no relacionamento com a mãe, se vê totalmente dependente dessa para viver após um acidente que lhe condenou à vida em uma cadeira de rodas. Ao longo de todo o trecho, o público acompanha a transformação dos sonhos da protagonista entre antes e depois da tragédia, mas também os golpes de sorte que lhe aconteceram e que lhe fizeram retomar o sorriso.

Depois, há a história de um Lutador super machista e preconceituoso que, diante da determinação de ter que usar cadeira de rodas, precisa atualizar seus valores, seus sonhos, seus projetos e, enfim, tornar-se um novo homem. A história dele, que termina com uma menção ao sonho humano de voar, faz alusão ao mito grego de Ícaro. O personagem é aquele filho de Dédalo que, fugiu do labirinto onde o minotauro esteve preso com a ajuda de asas feitas com mel de abelha. Ao voar, Ícaro fica completamente apaixonado pelo sol e, ao aproximar-se dele, suas asas derretem, fazendo com que ele caia. Essa é a provavelmente a imagem que dá título ao espetáculo.

Há ainda a história da Mãe de Luís Antônio, uma mulher que, já como cadeirante, conhece seu grande e amor, casa-se com ele e engravida. Ao longo de sua história, o público acompanha o perigo dessa gestação de risco até o desenlace emocionante.

Por fim, há a própria história de Luciano Mallamann: sobre como ele concebeu o espetáculo e também sobre sua vida em cadeira de rodas.

Em termos de dramaturgia, “Ícaro” se pauta, de modo muito delicado, na rapsódia através da qual se vê um homem contando histórias tendo como elementos da narrativa quase que unicamente sua voz e seu corpo. É um trabalho tocante.

Delicada direção de Liana Venturella
A direção de Liane Venturella trabalha com poucos elementos, valorizando o contato humano entre a audiência e o ator. Na estrutura espetacular, percebem-se o estabelecimento e a manutenção da ação através de uma movimentação muito sutil, da alternância delicada de gestos e sutis, mas vitais participações da trilha sonora e da iluminação. O todo se apresenta bem articulado, coeso e coerente e, dessa maneira, meritoso em seu esforço de intermediar a relação proposta entre a encenação e o público.

Luciano Mallmann oferece à cena uma interpretação bastante qualificada dentro de uma proposta estética intimista e, portanto, mais próxima do real. Em cada personagem, há um pequena alteração no corpo e na voz que, considerando a relação estabelecida com a plateia, são ações que resultam até grandiosas. Em destaque, há o jeito carismático com que ele narra a sua própria história, a excelente dicção e o cuidado no ritmo das entonações também. Eis um bom trabalho!

Emociona sem ser sensacionalista
Em “Ícaro”, deve-se ainda valorizar a preciosa trilha sonora de Mônica Tomasi e a luz de Fabrício Simões, como elementos que colaboram com o todo pelo ratificar da elegância e do comedimento de toda a situação. Esses adjetivos têm seus méritos contempláveis pelo modo como o monólogo emociona sem parecer sensacionalista e toca sem levar ao melodrama. O espetáculo, que estreou em março de 2017, merece ser visto e aplaudido mais vezes.

*

Ficha técnica:
Dramaturgia: Luciano Mallmann
Direção: Liane Venturella
Ator: Luciano Mallmann
Trilha sonora: Monica Tomasi
Iluminação: Fabrício Simões
Preparação vocal: Ligia Motta
Divulgação: Leo Sant’Anna
Fotógrafa: Fernanda Chemale
Produção: Luciano Mallmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!