sábado, 8 de fevereiro de 2014

Lotação esgotada (RJ)

Rodrigo Sant`Anna em um belíssimo trabalho
Foto: divulgação

De primeiríssima grandeza, recomendo com veemência

“Lotação esgotada” ("Fully commited") é uma ótima oportunidade de encontro entre a poesia e o talento (e a técnica) do ator comediante Rodrigo Sant`Anna. Escrita pela americana Becky Mode, a peça é sobre um jovem ator em início de carreira que trabalha em um restaurante como booking (aquele que anota as reservas dos clientes). Com zilhões de aparelhos telefones tocando a todo minuto, o tempo da narrativa percorre linearmente as diferentes relações entre os muitos clientes, suas realidades, seus interesses, suas diferenças e, principalmente, suas vaidades. Sozinho em cena, Rodrigo Sant`Anna interpreta todos os personagens, conservando o protagonista em um lugar bastante especial. O final é avassalador, tocante e com extrema delicadeza. Por Rodrigo e sua virtuose, pela afinada direção de Moacyr Góes, pelo cenário de Teca Fichinski e, principalmente, pelo texto de Mode, “Lotação esgotada” é uma produção de primeiríssima grandeza.

Becky Mode não tem medo do perigo que é conservar a extrema linearidade e a monotonia. “Lotação esgotada” começa com o personagem de Rodrigo chegando no porão do restaurante e iniciando o atendimento dos telefonemas que não param de chegar. E essas ações continuam sem pausa durante a maior parte dos 70 minutos do espetáculo, levando o espectador mais desatento quase à exaustão. Há, no entanto, alguns minutos de pausa: em um momento, adentra-se no universo particular de uma das clientes. Em outras situações bem curtas, vemos o “lado de lá” do telefonema durante alguns segundos. De um modo geral, a pressão dos clientes agendando suas reservas versus a relação entre o protagonista e seus colegas de restaurante (o cheff, a hostess, os colegas de booking,...) e o chefe são tudo o que se vê durante a peça. Mas eis que chega o final e ele é arrebatador. Vários detalhes afundados propositalmente no mar de personagens emergem e constroem a virada poética com grande delicadeza e muita elegância. Então, percebe-se que a linearidade foi uma inteligente opção estética da dramaturgia em ratificar a estrutura para depois destruí-la, um gesto de elogiável refinamento. Na ordem do conteúdo, o lado humano do protagonista, esse desaparecido na horda de ligações no porão de um restaurante caro, é uma essencial metáfora para os fantasmas sociais pelos quais cruzamos: porteiros, garçons, motoristas de ônibus, caixas de supermercado, todos eles anônimos.

Moacyr Góes conserva o texto dentro dessa proposta com rigor não menos inteligente. As quebras de emoção são bem divididas na interpretação de Sant`Anna, exibindo uma concepção de direção que é firme. De um cliente para o outro, vemos Rodrigo dar cores diferentes ao cansaço crescente de seu personagem, a sua frustração imanente, a sua fome driblada pelo excesso de trabalho e, enfim, a complexa situação de um homem jovem que almejou para si muito mais do que vê ao seu redor. Assim, a peça manifesta na encenação o homem diante de si mesmo, seus desejos, suas ambições, seus fracassos e suas possibilidades de redenção.

Rodrigo Sant`Anna é um dos melhores atores comediantes do Brasil nesse início de século XXI e isso não é nenhuma novidade. Na deliciosa comédia “Lotação esgotada”, o público terá acesso à larga possibilidade de ver o intérprete dar vida a diversos personagens, cada um deles com profundidade e riqueza de detalhes, tal tantas vezes se viu em Chico Anysio (1931-2012), por exemplo. Mais do que isso, é possível vê-lo construir, como raramente ele parece ter oportunidade, um personagem dramático, realista, não-farsesco. E é um prazer encontra-lo, também nisso, em bom resultado.

Não se pode deixar de destacar o rigor estético do cenário de Teca Fichinski na construção de um cenário realista próprio para a história que se conta, mas também pronto para situar o clima trágico que brilhantemente sustenta a narrativa durante 65 dos seus 70 minutos. E vale um aplauso para o operador de som, cujo nome não consta na ficha técnica, pela sua importância na construção desse trabalho.

“Lotação esgotada” é uma grata surpresa na programação teatral carioca. A ver!

*

FICHA TÉCNICA
Texto: Becky Mode
Adaptação: Moacyr Góes e Rodrigo Sant’anna
Direção: Moacyr Góes
Elenco: Rodrigo Sant’anna
Cenário e Adereços: Teca Fichinski
Figurino, Trilha Sonora e Desenho de Luz: Moacyr Góes
Fotos: Rodrigo Lopes
Programação Visual: Lavorare Produções Artísticas Ltda
Assistência de Direção: Matheus Souza
Assistência de Cenário e Adereços: Ianara Elisa
Assistência de Produção: Fernanda Curi
Direção de Produção: Juliana Lago
Produção: Moacyr Góes, Wilson Rodriguez e Bufões Produções Artísticas
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany

4 comentários:

  1. O nome do operador é Rogério Medeiros.

    ResponderExcluir
  2. O nome do operador de som é Rogério Medeiros !!!!

    ResponderExcluir
  3. ô peça ruim , DEUS QUE ME LIVRE !!!!! CHATA DO INÍCIO AO FIM .

    ResponderExcluir
  4. Pessoas me disseram que "morreram" de tanto rir!!!!
    Eu vou no próximo dia 19...

    ResponderExcluir

Bem-vindo!