quinta-feira, 30 de junho de 2016

Entregue seu coração no recuo da bateria (RJ)

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/criticateatral
Siga-nos no Instagram: @criticateatral
Foto: divulgação

Pedro Monteiro e Gabriela Estevão

Uma das melhores dramaturgias do ano em espetáculo delicioso

“Entregue seu coração no recuo da bateria” é uma deliciosa comédia romântica dirigida por Joana Lebreiro em cartaz no Teatro Gonzaguinha. A peça escrita por Marcus Galiña e por Pedro Monteiro tem esse último no elenco ao lado de Gabriela Estevão e de Jorge Luiz Jeronymo. A história se passa em meio a um desfile de escola de samba na Marquês de Sapucaí. Casada há dez com o mestre-sala Claudinho, a porta-bandeira Ceci descobre mais uma traição do marido logo antes de entrar na avenida e isso pode fazer com que a agremiação perca pontos em sua apresentação para os jurados. Ao som de sambas-enredo famosos de 1984 a 2016, a peça une carnaval e relacionamento em um encontro encantador. A montagem fica em cartaz até o próximo dia 9 de julho no Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian, na Praça Onze, na zona central do Rio de Janeiro. 

Excelente dramaturgia de Marcus Galiño e de Pedro Monteiro
Logo depois de ter pego seu companheiro Claudinho (Pedro Monteiro) aos beijos com outra mulher, Ceci (Gabriela Estevão) decide não entrar na avenida ao lado dele. Ela é porta-bandeira e ele mestre-sala de uma escola de samba que está prestes a entrar na Marquês de Sapucaí para mais um desfile de carnaval. O feito reduziria as chances da agremiação em vencer a disputa e, para evitar a derrota, entre em cena o Mestre Dionísio (Jorge Luiz Jeronymo). Ao longo de “Entregue seu coração...”, Claudinho tenta reconquistar o coração de sua esposa, relembrando os bons momentos que viveram juntos e tudo o que ele já fez por ela. Em resposta, ouve outros fatos negativos que antecederam a última traição e, assim, a dramaturgia de Marcus Galiña e de Pedro Monteiro vai atravessando o tempo em ótimo jogo de ações. Discretamente, os diálogos são entremeados por imagens poéticas sobre o universo do samba, do carnaval, da cultura popular.

A direção de Joana Lebreiro oferece o texto a partir da apresentação de quadros visuais potentes em ótima articulação em que os atores unem a habilidade nas falas e nas expressões à da defesa do samba no pé. É bonito de ver como, aos poucos, a peça vai se tornando menos sobre o carnaval e o samba e mais sobre os desafios do relacionamento. Isso faz com que a montagem atinja com mais força o público independente de sua formação.

Uma delícia de espetáculo!
Gabriela Estevão (Ceci), Pedro Monteiro (Claudinho) e Jorge Luiz Jeronymo (Mestre Dionísio) têm enorme carisma e conquistam o público no universo das possibilidades de seus personagens. Há quem torça por ela e por ele e todos percebem o respeito prestado ao terceiro. Tudo isso garante os méritos da narrativa na medida em que uma conversa entre o palco e a plateia é fluente. Jeronymo tem problemas na dicção das palavras finais de cada frase, Estevão usa a voz nem sempre de modo mais positivo e o corpo de Monteiro, em alguns momentos, parece enrijecido demais. De um modo geral, no entanto, todos os resultados são muito bons.

O cenário e o figurino de Marieta Spada são cheios de méritos. Há um nobre exercício de ampliação do palco e de referência à força imagética da Marquês de Sapucaí na oportunidade de desfiles de carnaval. Ele contribui de forma marcante para o espetáculo. A iluminação de Fernanda e de Tiago Mantovani, em íntima articulação com o trabalho de Spada, eleva as potencialidades do todo de modo brilhante. A direção musical de Marcelo Alonso Neves faz excelente contribuição também.

Ninguém duvida de que o Brasil é o país do carnaval, mas “Entregue seu coração no recuo da bateria” nos lembra ainda melhor de que nascemos em uma nação feita de homens e mulheres que se apaixonam. É uma delícia ver esse espetáculo. Aplausos!

*

Ficha técnica:
Texto: Pedro Monteiro e Marcus Galiña
Direção: Joana Lebreiro
Elenco: Gabriela Estevão, Pedro Monteiro e Jorge Luiz Jeronymo
Cenário e Figurino: Marieta Spada
Direção musical: Marcelo Alonso Neves
Diretora de Movimento: Nathália Mello
Iluminação: Fernanda Mantovani e Thiago Mantovani
Assistente de direção: Brunna Napoleão
Produção: Animart Produções e Pedro Monteiro
Assessoria de Imprensa: Rachel Almeida e Viviane Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!