quinta-feira, 5 de março de 2015

Palavra Cantada sem Pé nem Cabeça – O Musical (SP)

Foto: divulgação

Sandreca (Alessandra Lyra) e Pauleco (Gilson Ajala)em cena

Os 20 anos do Palavra Cantada


                “Palavra Cantada sem Pé nem Cabeça – O Musical” estreou no último domingo, dia 28 de fevereiro, no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. Concebido e dirigido por Marilia Toledo, o espetáculo lançado em maio de 2014 em São Paulo celebra a parceria de vinte anos dos músicos Paulo Tatit e Sandra Peres, levando para a cena algumas das canções conhecidas da dupla que já apareceram em seus shows e DVDs. A forma lúdica com que os movimentos coreografados por Fernanda Chamma dão a ver a história são um ponto relevante nessa produção assinada por Sandro Chaim.
                No texto de Marilia Toledo, as crianças Sandreca (boneca manipulada por Alessandra Lyra) e Pauleco (por Gilson Ajala) seguem o Rato (boneco manipulado por Elber Marques) em sua jornada em busca de uma noiva para então voltarem para casa. Dessa maneira, a canção mais famosa do “Palavra Cantada” é aquela que bem foi escolhida para costurar a história em que outros personagens aparecem. Zangão (Daniel Almeida), Pé de Nabo (Willian Sancar) e Bruxa Feia (Thais Piza), ao lado das supostas noivas do Rato - Lua, Nuvem, Brisa e Parede -, surgem justificando a aventura dos protagonistas. “Rato”, que é uma das mais belas canções brasileiras do repertório contemporâneo, “Sopa”, “Pipoca”, “Criança não trabalha” e “Vem dançar com a gente” estão entre os quadros que mais divertem o público, principalmente o infantil. A direção musical é assinada por Jonas Tatit e por Wem. O senão negativo fica para a questão da dublagem em boa parte das cenas, o que, considerando o nível de qualidade atingido pelas produções musicais brasileiras na última década, é inexplicável. As coreografias de Fernanda Chamma, que também codirige a peça, surgem enriquecendo os números, dando-lhes movimento sobretudo naquelas letras que são mais desprovidas de narrativa. O resultado geral é positivo.
                Ruy Brissac (Coro), Daniel Almeida (Zangão), Elber Marques (Pé de Nabo) e Thais Piza (Bruxa Feia) estão entre os destaques nos trabalhos de interpretação do elenco que conta também com as boas contribuições de Alessandra Lyra e de Gilson Ajala na manipulação dos bonecos protagonistas. É fácil reparar na forma dinâmica como esses intérpretes aproveitam bem as oportunidades que têm de envolver o público, reforçando em especial o colorido de cada situação. Andressa Andreatto, Gerald Gonçalves, Maria Clara Manesco, Pamela Rossini, Simony Lino e Thalyta Medeiros também estão no elenco em boas participações. Na simplicidade com que cada um viabiliza seu personagem, a poética do todo se constrói alegremente.
              Apresentado a partir de projeções em vídeo e de entradas e saídas de elementos sugestivos, o cenário da Maracujá Laboratório de Artes revela a exploração do lúdico, mas também opina sobre a história. Pauleco e Sandreca, bonecos de 1m40cm criados por Laurent Cardon, são crianças que desvendam um mundo novo: o do Rato, da Abelha, dos Vegetais, etc.. Por isso, é interessante destacar o modo como o escuro e as cores fortes foram utilizadas na concepção visual dos espaços, nos figurinos de Isabela Teles e no desenho de luz de Nils Xuxa Grindstein. O cochilo que os protagonistas tiram antes de entrar em cena, bem como a noite do baile para o qual a Bruxa Feia não foi convidada, talvez sejam pistas interessantes para perceber o simbólico que pode estar em níveis superiores da interpretação da história.
          “Palavra Cantada sem Pé nem Cabeça – O Musical” tem o mérito de contribuir para a programação do teatro carioca voltada para crianças de forma qualificada. Esse público merece, afinal de contas, o melhor!
*
 
Ficha Técnica:
 
Concepção, Direção Geral e Texto - Marilia Toledo
Coreografias e Co-Direção - Fernanda Chamma
Direção Musical, Arranjos e Trilha Sonora Incidental - Jonas Tatit e Wem
Produção Geral - Sandro Chaim
 
Elenco - Alessandra Lyra, Anderson D´Kássio, Andressa Andreatto, Daniel Almeida, Elber Marques, Gerald Gonçalves, Gilson Ajala, Maria Clara Manesco, Pamela Rossini, Ruy Brissac, Simony Lino, Thais Piza, Thalyta Medeiros, Willian Sancar  
 
Arranjos Vocais e Preparação Vocal - Carlos Bauzys
 
Assistência de Direção e Preparação de Elenco - Daniela Cury
Assistência de Coreografia - Alessandra Regis 
 
Criação de Figurinos - Isabela Teles
Produção de Figurinos - Edson Braga
Assistente de Figurinos - Thais Cerajolli
 
Cenários e adereços - Maracujá Laboratório de Artes
Ilustrações Palavra Cantada - Laurent Cardon 
Visagista - Dicko Lorenzo 
Fotógrafo - Caio Galucci
 
Patrocínio – Lei de Incentivo a Cultura e Sulamérica
Transportadora Oficial: Avianca
Realização - Barros Comunicação e Eventos, Chaim XYZ Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!