terça-feira, 21 de outubro de 2014

Cabaré Foguete (RJ)

Foto: divulgação
Elenco e músicos em cena no palco da Sede das Companhias


Divertidíssimo!

“Cabaré Foguete” é o espetáculo dirigido por Ivan Sugahara e por Gustavo Damasceno em cartaz no teatro da Sede das Companhias, na escadaria do Selarón, na Lapa. O texto desenvolve a história de Ana Foguetinho, personagem que já apareceu nas produções “Sarau das Putas”, dirigida por Sugahara, e “Baseado na Rua de Trás”, com texto de Mateus Tiburi e dirigida por Damasceno. Recheada de números musicais e de mágica, coreografias eróticas e de cenas de humor burlesco, a peça é uma divertidíssima opção na programação do teatro carioca. O elenco é composto por Nara Parolini, Rita Fischer, Catarina Saibro, Joel Vieira e por Thiago Ristow. Em cena, a banda “Héteras”, cujos integrantes são Antônio Ziviani, Breno Góes, Felipe Ridolfi e Pedro Leal David, anima o espetáculo com suas participações ao vivo.

O clima é de festa. Ao longo da apresentação, o público pode pedir bebidas e sair para ir ao banheiro. Organizada em quadros, “Cabaré Foguete” narra a história de Ana Foguetinho, uma prostituta famosa, mas é, antes de tudo, um manifesto em favor do sexo. Dissertando sobre o prazer sexual desde a infância até a realização dos atos sexuais propriamente ditos na idade adulta, a proposta relaciona ao gozo diversas outras sensações: a ilusão das mágicas, a realização de fetiches, o uso de drogas, a saciedade, a alegria, a atividade física. Além disso, no texto, há um posicionamento frente ao fim do preconceito com a diversificada orientação de gênero e com as atividades profissionais sexuais, havendo a valorização do sexo como um exercício vital e plenamente natural.

Nara Parolini, elogiada em “Sarau das Putas” e em “Baseado na Rua de Trás”, volta a interpretar Ana Foguetinho. Na primeira cena, a personagem conta sua história aos pais de seu futuro marido: a infância no interior do Paraná, a chegada ao Rio e a decisão de entrar para a prostituição, profissão essa que lhe deu fama internacional. Rita Fischer, Catarina Saibro, Joel Vieira e Thiago Ristow interpretam os demais personagens sempre em excelente tom de comédia: a apresentadora de programa de televisão (Fischer), o marido de Foguetinho (Ristow), o mestre de cerimônias (Vieira), entre vários outros. Catarina Saibro protagoniza números musicais que elevam, junto da banda e dos colegas, os valores estéticos da obra, essa que justapõe graça e beleza equilibradamente. O destaque está para a cena em que um grupo de crianças usa drogas, representando talvez que o prazer faz parte da vida e deve estar livre de qualquer jugo moral ou ético.

Sem propriamente a participação do público, “Cabaré Foguete” inclui a audiência dentro do interior da sua narrativa, construindo um clima bastante agradável com a plateia. Os figurinos de Tarsila Takahashi e os elementos cenográficos de André Sanches auxiliam na medida em que são bonitos e interessantes, mas não ostensivos. A direção de Sugahara e de Damasceno divide os méritos com Kelly Siqueira que assina a direção de movimento, pois espetáculo ocupa tão bem o espaço quanto o tempo, tornando essa opção de programação cultural uma divertida escolha. Aplausos!

*

Ficha técnica
Direção e Dramaturgia: Ivan Sugahara e Gustavo Damasceno
Direção Musical e Preparação Vocal: Ricardo Góes
Assistente de Direção Musical: Breno Góes
Elenco: Catarina Saibro, Joel Vieira, Nara Parolini, Rita Fischer e Thiago Ristow
Músicos: Antônio Ziviani, Breno Góes, Felipe Ridolfi, Pedro Leal David
Direção de Movimento: Kelly Siqueira
Cenário: André Sanches
Figurino: Tarsila Takahashi
Iluminação: Ricardo Grings
Colaboração Dramatúrgica: Valéria Motta
Fotografia e Programação Visual: Thiago Ristow
Assistente de Produção: George Luís Prata
Direção de Produção: Maria Alice Silvério e Alan Isídio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!