domingo, 31 de julho de 2016

Passional (RJ)

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/criticateatral
Siga-nos no Instagram: @criticateatral
Foto: J.Keise


Karen Mota, Bruno Quaresma e Anna Sant`Anna

Modesto

“Passional” é o novo bom espetáculo dirigido por Renato Livera. O texto escrito por Alexandre Mota, Danielle Heule, Rafael Sardão e pelo diretor narra a história de um escritor chamado Eugênio por quem duas mulheres se apaixonam: Miranda, a dona de seu bar preferido; e Lavínia, uma dançarina. O relacionamento entre eles – coberto de expectativas e de frustrações – é pautado pela movimentos ocasionados pela paixão. Com Anna Sant´Anna, Karen Mota e Bruno Quaresma em bons trabalhos de interpretação, o espetáculo finaliza hoje a sua primeira temporada no Teatro I do SESC Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro.

Estória simples e sem grandes pretensões
O bloqueio criativo de Eugênio (Bruno Quaresma) para finalizar seu novo romance e, assim, cumprir um contrato previamente firmado com uma editora, termina quando ele conhece Lavínia (Karen Mota). Ela é uma dançarina contratada para dançar no bar onde trabalha a garçonete Miranda (Anna Sant´Anna). O relacionamento entre Eugênio e Lavínia nasce e se estabelece intermediado por Miranda que tem sobre eles algum poder. Ao longo da peça, o jogo de expectativas e de frustrações vai sendo lugar onde se vê de que maneira o destino dos personagens será modificado pelo encontro entre eles.

“Passional”, relativamente modesto nas intenções e nos resultados, oferece uma estória simples e sem grandes pretensões positivamente. Os diálogos são bem construídos e deixam ver cenas que estruturam uma boa narrativa. A direção de Renato Livera, assistida por Elder Gattely, se apresenta a partir de articulações interessantes entre os quadros em um ritmo que acaba sendo o melhor de todo o trabalho. A movimentação dos atores, na troca de panoramas, revela um ótimo uso do espaço cênico esse preenchido de modo austero pelo cenário e de maneira potente pela iluminação de Renato Machado.

Sem nenhum arroubo estético
Não há interpretações relevantes, mas Anna Sant´Anna, Karen Mota e Bruno Quaresma contribuem para o todo sem desméritos dentro das possibilidades que o texto e a direção parecem ter-lhes oferecido. O figurino de Ticiana Passos, com elementos que visivelmente procuram se conter dentro de uma estrutura limitada, também não protagonizam, mas cumprem seu papel.

“Passional”, sem nenhum arroubo estético, faz uma passagem mediana pela programação teatral carioca sem correr grandes riscos.

*

Ficha técnica:
Texto: Alexandre Mota, Danielle Heule, Rafael Sardão e Renato Livera
Direção: Renato Livera
Elenco: Anna Sant´Anna, Karen Mota e Bruno Quaresma
Diretor assistente: Elder Gattely
Figurino: Ticiana Passos
Iluminação: Renato Machado
Operação de luz: Roberto Macedo
Operação de som: Mariana Amaral
Assessoria de imprensa: Gabriela Mota
Programação Visual: Leonardo Pires
Produção Executiva: Karen Mota
Direção de Produção: Anna Sant`Anna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!