quarta-feira, 6 de julho de 2016

Gilberto Gil, Aquele Abraço - O musical (RJ)

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/criticateatral
Siga-nos no Instagram: @criticateatral

Foto: divulgação



Gabriel Manita, Pedro Lima, Daniel Carneiro, Cristiano Gualda, Rodrigo Lima, Alan Rocha, Jonas Hammar e Luiz Nicolau

Bela homenagem a Gilberto Gil

“Gilberto Gil, Aquele Abraço – O Musical” é a mais nova ótima produção da Chaim Produções. Com texto e direção de Gustavo Gasparani, a montagem atende às altas expectativas criadas a partir dos sucessos “Samba Futebol Clube” (2013) e “SamBRA” (2015), ambos essencialmente com a mesma equipe técnica e criativa, apesar de viabilizados por produtoras diferentes. À luz de espetáculos recentes como “Beatles num céu de diamantes” e “Nada será como antes”, da dupla Charles Moeller e Claudio Botelho, com canções dos Beatles e de Milton Nascimento respectivamente, o espetáculo se dedica ao universo poético de Gilberto Gil e não à sua biografia. Alan Rocha, Cristiano Gualda, Daniel Carneiro, Gabriel Manita, Jonas Hammar, Luiz Nicolau, Pedro Lima e Rodrigo Lima interpretam mais de cinquenta canções do homenageado cuja carreira já alcança mais de cinco décadas. Hábeis no canto, no manejo com diversos instrumentos musicais, na dança e também nas interpretações, eles oferecem momentos de enorme beleza repletos de encantamento. Eis um dos pontos altos da programação teatral carioca nessa temporada que está em cartaz no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, até 14 de agosto.

Harmonia vibrante
O repertório foi dividido em doze blocos que perpassam grandes temas presentes nas letras e nas canções de Gilberto Gil. A cultura nordestina, o sertão e a grande cidade, questões de brasilidade, política, a raça humana, o amor, a religiosidade e a alegria são alguns critérios. Em excelente articulação, um quadro dá lugar ao outro, todos sempre ocupados com a criação de estruturas visuais para o repertório significativo que foi base da dramaturgia. Defendendo as letras no todo e em partes, os atores estabelecem ótimo jogo com a plateia através da música e do discurso falado.

Ao longo do espetáculo, quase setenta instrumentos musicais são usados por Alan Rocha Cristiano Gualda, Daniel Carneiro, Jonas Hammar, Luiz Nicolau, Pedro Lima e por Rodrigo Lima. Na sessão aqui analisada, Gabriel Manita, por problemas de saúde, participou invisivelmente desde a coxia. A direção musical de Nando Duarte e a de movimento de Renato Vieira deram a ver harmonia vibrante no conjunto de intérpretes graças também a qual o que se vê no palco é tão convidativo. Não há destaques individuais, mas ressalta-se que cada elemento e sobretudo cada ator têm um ou mais grandes momentos.

Em termos de dramaturgia ainda, outro mérito de “Gilberto Gil, Aquele Abraço” é a participação de depoimentos pessoais dos atores ao longo da narrativa. O feito, seja com base real ou ficcional, aproxima o público da montagem, incluindo na proposta de celebração inclusive aqueles pouco conhecedores da obra do homenageado. Gustavo Gasparani, através disso, pauta o aspecto humano da temática em diversas variações.

Nobilíssimo elenco
O figurino de Marcelo Olinto, a iluminação de Paulo Cesar Medeiros e o videografismo de Thiago Stauffer / Studio Prime, com destaque para esse último, mantém os elogios feitos à dramaturgia e às interpretações nos demais elementos da composição. Em outras palavras, os signos visuais colaboram no estabelecimento e na ótima manutenção do ritmo, garantindo beleza nos detalhes menores até o quadro cênico como um todo. O cenário de Hélio Eichbauer, cedendo lugar para as cores e formas dos outros aspectos, positivamente equilibra o conjunto.

“Gilberto Gil, Aquele Abraço – O Musical” é uma bela homenagem a esse grande artista, mas – melhor ainda – honra o público carioca com tamanha beleza. Quem assistir estará diante de um nobilíssimo elenco que se destaca pela qualidade musical sob todos os aspectos. Aplausos e vida longa!

*

Ficha Técnica:
Autoria e Direção Geral: Gustavo Gasparani
Produção Geral: Sandro Chaim
Direção Musical e Arranjos: Nando Duarte
Direção de Movimento e Coreografia: Renato Vieira
Cenografia: Helio Eichbauer
Figurino: Marcelo Olinto
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Designer de Som: Branco Ferreira
Videografismo: Thiago Stauffer / Studio Prime
Preparação e Arranjos Vocais: Maurício Detoni
Assistente de Direção: Pedro Rothe
Cenógrafa Assistente e Produtora de Cenografia: Marieta Spada
Assistente de Coreografia: Marluce Medeiros
Figurinista assistente e Produtor de Figurino: Almir França
Visagismo: Marcio Mello
Assistente de Iluminação: Julio Medeiros
Diretor Residente: Cristiano Gualda
Preparador Vocal: Pedro Lima
Diretor de Produção: Giba Ka
Gerente de Produção: Paula Rollo
Produção Executiva: Felipe Argollo e Lia Sarno
Assistente de Produção: Débora Rocha
Assessoria de Imprensa: Ju Mattoni Comunicação

Elenco: Alan Rocha, Cristiano Gualda, Daniel Carneiro, Gabriel Manita, Jonas Hammar, Luiz Nicolau, Pedro Lima, Rodrigo Lima

Produtores Associados: Sandro Chaim e Rose Dalney
Apresentado por: Ministério da Cultura
Patrocínio: Sulamérica, Sem Parar, Atlas Schindler e Movida
Apoio: Tozzini
Transportadora Oficial: Avianca Brasil
Realização: RGA Produções Culturais, Miniatura 9, Chaim Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal Pátria Educadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!