quarta-feira, 30 de março de 2016

Medida por medida (SP)

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/criticateatral
Siga-nos no Instagram: @criticateatral

Foto: João Caldas


Luisa Thiré e Marco Antônio Pâmio
Ótima montagem de comédia de William Shakespeare

“Medida por medida”, comédia do inglês William Shakespeare (1564-1616), fez parte do projeto “Repertório Shakespeare” em cartaz no Rio de Janeiro entre fevereiro e março de 2016 na Cidade das Artes e no Teatro João Caetano. Ao lado de “Macbeth”, a peça foi dirigida por Ron Daniels e protagonizada por Marcos Suchara, Thiago Lacerda, Luisa Thiré e por Marco Antônio Pâmio. A montagem foi uma ótima oportunidade do público de se reencontrar com o maior dramaturgo do teatro universal.

Comédia sobre a fornicação
A comédia revela o desprendimento de Shakespeare em tratar de temas aparentemente atuais como a fornicação. Na ficcional Viena, uma antiga lei esquecida prevenia a população contra os males do sexo irresponsável. A peça começa quando o Duque Vincentio (Marco Antônio Pâmio) anuncia que fará uma viagem. Na verdade, ele pretende secretamente descobrir os segredos que não vê por estar no poder. Em seu lugar, Ângelo (Thiago Lacerda) assume o comando e resgata o velho regulamento, enchendo as prisões da cidade com cidadãos de vida lasciva. Entre eles, está Cláudio (Rafael Losso) que recentemente engravidou Julieta (Stella de Paula), sem casar-se com ela. Em socorro do prisioneiro, que foi condenado à morte, sua irmã Isabella (Luisa Thiré) é convocada. Ela está prestes a fazer os votos como religiosa quando tudo isso acontece. Quando Isabella se encontra com Ângelo, ele se apaixona por ela e, em troca da vida de Cláudio, exige que a noviça durma com ele.

A solução do conflito da peça revela outros personagens: Lúcio (Marcos Suchara), o melhor amigo de Cláudio; Mariana (Ana Kutner), ex-noiva de Ângelo; o cafetão Pompeu (Lourival Prudêncio) e sua esposa, a Sra. Bem-passada (Giulia Gam); o prisioneiro Barnabé (Felipe Martins); entre outros. Disfarçado de Frei Ludovico, o Duque Vincentio terá o desafio de punir os malfeitores poderosos de sua cidade com a mesma medida que esses punem os mais fracos. Escrita entre 1603 e 1604, a peça estreou no primeiro ano do reinado de Jaime I, que sucedeu Elizabeth I no trono da Inglaterra.

Excelente conjunto de interpretações
Ron Daniels, que já dirigiu, no Brasil, “Rei Lear” (2000) e “Hamlet” (2013), além de outras produções na Inglaterra, mantém nesse espetáculo seu desejo de aproximar a narrativa shakespeariana do público de agora. Faz bem. “Medida por medida”, traduzido por ele e por Marcos Daud, tem linguagem fluente, acessível e que não descaracteriza o texto original. A estética do espetáculo, em um limbo onde se unem referências da Idade Moderna e elementos contemporâneos, agrega agilidade ao modo de contar a história com jovialidade e graça.

A cenografia de André Cortez, com painel de Alexandre Orion, ao lado dos figurinos de Bia Salgado e da luz de Fábio Retti, potencializam a proximidade entre o contexto da narrativa e aquele em que o espetáculo se apresenta. Relações líquidas e erotismo fazem parte do cotidiano de nossa sociedade conhecida mundialmente por seu carnaval. O todo é bonito, visualmente valoroso e intelectualmente interessante. A trilha sonora original de Gregory Slivar auxilia no estabelecimento e na manutenção do ritmo que os atores mantêm tão bem na direção de Daniels assistido por Gustavo Wabner. O espetáculo tem direção de movimento de Sueli Guerra.

Todos os trabalhos de interpretação do numeroso elenco estão ótimos, o que é outro mérito da direção certamente. Felipe Martins (Barnabé), Ana Kutner (Mariana) e Giulia Gam (Sra. Bem-passada) dão vitalidade a seus personagens menores, revelando a força da encenação mesmo nos detalhes da narrativa. Marcos Suchara (Lucio) e Lourival Prudêncio (Pompeu) se responsabilizam por grandes momentos cômicos do espetáculo, obtendo enormes gargalhadas do público que se diverte com suas excelentes interpretações carismáticas. Thiago Lacerda (Ângelo) vence o desafio do vilão com méritos ao lado de Marco Antônio Pâmio (Duque) e de Luisa Thiré (Isabella), os protagonistas. Eles, em torno do qual toda a estrutura se organiza, apresentam trabalhos coesos, coerentes em que tudo é claro, forte e vital para a viabilização da história. Aplausos!

Público merecia temporada maior
“Medida por medida” ficou em cartaz apenas um mês no Rio de Janeiro. O público merece temporadas mais longas de trabalho tão bom assim.

*

FICHA TÉCNICA
Texto: William Shakespeare
Tradução: Marcos Daud e Ron Daniels
Concepção e Direção: Ron Daniels
Curadoria Artística: Ruy Cortez
Instalação cênica | Painéis: Alexandre Orion
Instalação cênica | Cenografia: André Cortez
Figurinos: Bia Salgado
Desenho de Luz: Fábio Retti
Composição e trilha original: Gregory Slivar
Diretor assistente: Gustavo Wabner
Preparação corporal e direção de movimento: Sueli Guerra
Coordenador de ação: Dirceu Souza
Visagismo: Westerley Dornellas
Preparação vocal: Lui Vizotto
Preparação de luta: Rafael Losso
Cenotécnica: Fernando Brettas | Onozone Studio
Figurinistas assistentes: Alice Salgado e Paulo Barbosa
Indumentária e adereços: Alex Grilli e Ivete Dibo
Costureiras: Francisca Lima Gomes e Marenice Candido de Alcantara
Camareiros: Conceição Telles e Regina Sacramento
Projeto de sonorização: Kako Guirado
Operador de som: Renato Garcia
Operadora de luz: Kuka Batista
Contrarregra: João Pedro Meirelles e Diro Faria
Diretor de palco: Ricardo Bessa
Edição de texto: Valmir Santos
Foto de cena: João Caldas
Foto do processo | Still: Adriano Fagundes
Design Gráfico: 6D
Assessoria de Imprensa: Factoria Comunicação
Relações institucionais: Guilherme Marques e Rafael Steinhause
Administração: Flandia Mattar
Assistente administrativa: Mara Lincoln
Assistência de produção: Claudia Burbulhan, Diego Bittencourt, Marcele Nogueira Produção Executiva: Luísa Barros
Direção de Produção: Érica Teodoro
Produção: CIT-Ecum, TRL e Pentâmetro
Realização:Sesc, CIT-Ecum, TRL e Pentâmetro

Elenco:
Thiago Lacerda: Angelo
Giulia Gam: A Sra. Bem-passada
Marco Antônio Pâmio: Duque
Luisa Thiré: Isabella
Sylvio Zilber: Éscalo
Marcos Suchara: Lucio
Lourival Prudêncio: Pompeu
Felipe Martins: Cotovelo e Barnabé
Ana Kutner: Mariana, Freira
Rafael Losso: Claudio
André Hendges: Superintendente
Fabio Takeo: Frei Thomas, Guarda, Franchão
Stella de Paula: Julieta
Lui Vizotto: Lelé, Guarda, Frei Pedro