domingo, 4 de maio de 2014

"Mania de explicação" (RJ)

Luana Piovani é Isabel,
a protagonista da história de Adriana Falcão
Foto: Nana Moraes

O banho de cor de Gabriel Villela

“Mania de explicação” é um musical infantil sobre uma menina que gosta de saber o significado das palavras. A partir do livro homônimo de Adriana Falcão, a peça tem dramaturgia assinada também por Luiz Estelitta Lins, direção por Gabriel Villela e direção musical por Ernani Maletta. Além de Luana Piovani no papel de Isabel, a protagonista, no elenco, estão Pablo Ascoli (Vento) e Janaína Azevedo (Árvore) em brilhantes participações. Vale a pena também destacar o colorido intensivo do cenário e do figurino de Villela e, principalmente, a forma como a peça consegue se relacionar bem com as diversas idades. As canções interpretadas ao vivo são de Raul Seixas.

Na versão para teatro de “Mania de explicação”, a história fica em segundo plano. Ou seja, não há fatos, perseguições, cenas de ação que sejam claras ao público infantil. O que poderia ser um convite perigoso à monotonia e ao desinteresse se torna, nas mãos de Villela, um jogo intrigante de cores, de formas e de texturas. O cenário parado do quarto de Isabel é preenchido por inclusões discretas, mas interessantes: portas que se abrem, uma janela por onde entra uma Lagarta (Letícia Medella), uma cama que é também ponte para um mundo de imaginação. Assim, a direção de Gabriel Villela prende a atenção das crianças com um banho de cor que se renova cada vez mais forte. 

Quanto aos adultos, a força de “Mania de explicação” está na beleza das vozes e nas interpretações das canções de Raul Seixas. Diogo Almeida (Fonte), Letícia Medella (Lagarta), Felipe Brum (Centauro), mas principalmente Pablo Ascoli e Janaína Azevedo têm solos e participações excelentes, oferecendo bom equilíbrio entre lirismo e técnica, entre harmonia e particularidade. Luana Piovani emprega na interpretação da protagonista seu carisma, que é vasto, conduzindo o público através dos quadros com habilidade e segurança. No todo, o elenco apresenta trabalho positivo na difícil tarefa de lidar, ao mesmo tempo, com público infantil de Adriana Falcão e adulto de Raul Seixas, atendendo diferentemente a cada um deles, mas igualmente bem. 

A curiosidade sobre o significado das palavras e a possível desolação frente à preguica comum das pessoas em pensar fazem de Isabel um personagem único que se ocupa de si na solidão do seu quarto. “Mania de explicação”, cheio de doçura, pode ser um espetáculo sobre descobrir a beleza que é aprender a fazer-se boa companhia e ser “uma metamorfose ambulante”. A peça está em cartaz no Teatro Tom Jobim do Jardim Botânico, na Gávea. 

*

FICHA TÉCNICA
Autor: Adriana Falcão e Luiz Estelitta Lins
Direção, Figurino e Cenografia: Gabriel Villela
Elenco: Luana Piovani, Felipe Brum, Janaina Azevedo, Pablo Ascoli, Letícia Medella e Diogo Almeida
Personagens: Isabel (Luana), Jorge (Felipe), Centauro (Felipe), Mãe de Isabel (Janaína), Pai de Isabel (Pablo), Guarda-Chuva (Pablo), Fonte (Diogo), Árvore (Janaína), Laurinda (Diogo), Lagarta (Letícia), Terra (Letícia), Borboleta (Letícia) e Vento (Pablo).
Design de luz: Paulo Cesar Medeiros
Direção Musical: Ernani Maletta
Direção de Movimento: Kika Freire
Preparação Vocal: Babaya Moraes
Cenotécnico: Mais Cenografia
Assistente De Direção: Ivan Andrade
Adereço de figurino: José Rosa
Adereços Cenário e Figurino: Shicó do Mamulengo
Costureira: Rosângela De Oliveira
Bordadeira: Giovana Vilela
Design gráfico: Fabrício Sacramento
Gravação: Making Off: Gustavo Camarão
Execução Trilha Sonora: Rafael Langoni
Fotos material gráfico: Nana Moraes
Visagismo: André Vital
Assessoria de imprensa: Daniella Cavalcanti
Dir. de Cena/Palco e Prod. Ensaios: Aline Rapadura
Contrarregras: Edilson Risoleta e João Paulo da Mata
Operador de Luz: José de Alcântara
Operador de Som: Fernando Cunha
Consultoria Jurídica: Francis Piovani
Assistente Luana Piovani: Monique Castilho
Produção executiva: Felipe Mussel
Coor. de Produção: Fernando Duarte
Administração Financeira: Karime Khawaja
Direção de Produção: Cássia Vilasbôas
Produção: NOVE Produções Culturais
Realização: Luana Piovani Produções Artísticas
Patrocínio: Itaú e Porto Seguro
Co-patrocínio: Volvo e Bauducco
Transportadora oficial: Gol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!