quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Lampião e Lancelote (RJ)

Foto: divulgação
Marcos Damigo e Fabio Lago

 Belíssimo!


                “Lampião e Lancelote” é um dos melhores espetáculos brasileiros de 2013, com vários prêmios, incluindo o troféu Bibi Ferreira de Melhor Musical Brasileiro. Escrito a partir do premiadíssimo livro homônimo de Fernando Vilela, a peça dirigida por Debora Dubois narra o fictício encontro entre o lendário cavaleiro Lancelote, da Europa Medieval, e o cangaceiro Lampião do sertão nordestino. Qual dos dois é mais valente? O Narrador, interpretado por Cássio Scapin, conduz a história adaptada por Braulio Tavares e protagonizada por Fabio Lago e por Marcos Damigo. Zeca Baleiro assina a trilha original e a direção musical dessa excelente produção que fez uma pequena temporada no mês de agosto no teatro do shopping Fashion Mall, mas merece maiores.

                A composição dos diálogos em verso espalha a musicalidade por todos os cantos dessa aventura cheia de significados. Parte das lendas medievais da Europa, o cavaleiro Lancelote (Damigo) precisava encontrar um inimigo que fosse tão bravo quanto ele. Foi a feiticeira Morgana (Vanessa Prieto) que, por amor ao herói, deu vida a essa possibilidade fantástica. Assim, um representante da Távola Redonda do Rei Arthur se vê diante do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião (Lago), e do seu bando composto por Maria Bonita (Luciana Carnieli). Líder de vários rebeldes do sertão nordestino, Lampião é acusado de vários crimes, mas também celebrado como alguém que ajudou para diminuir as injustiças sofridas pelos mais pobres de sua região. A civilidade da corte de Camelot versus a simplicidade e a dureza da caatinga são as bases que movimentam a história pela oposição dos elementos e pela equivalência das forças. Quem será o vencedor? Do livro de Vilela, à adaptação de Tavares, passando pela direção de Dubois e pela trilha sonora de Baleiro, chegando às interpretações e às demais contribuições estéticas da equipe envolvida, a produção se apresenta em potência imagética, cênica e musical, de altíssimo nível.

                O cenário de Duda Arruk aproveita várias possibilidades do palco, oferecendo cenas nos diversos níveis: os ao fundo e os mais próximos do público. Há cenas que surgem do chão e elementos dispostos no alto, entradas que estabelecem quadros diferentes bem articulados pela direção e bastante belos também. O figurino de Marcio Vinicius é rico em detalhes, variando nos tons prata e cobre para sustentar a oposição entre Lancelote e Lampião, mas também oferecendo novas possibilidades para o olhar nas cenas individuais. Nesse sentido, o ritmo não fica apenas sob responsabilidade, e mérito, das canções originais, mas positivamente surge como conceito da ótima direção e da iluminação de Debora Dubois.

                Não bastasse o sucesso de todos os elementos, a interpretação dos atores é excelente no conjunto e nas partes. Marcos Damigo dá a ver um Lancelote másculo, mas não menos ingênuo e gracioso, emprestando ao personagem a pele e os olhos claros. Fabio Lago viabiliza um Lampião decidido e vigoroso com a aspereza e a bravura do homem do sertão. Cássio Scapin dá vida para as cenas em que a história se apresenta, se narra e se finaliza com agilidade, envolvendo o público, oferecendo à figura o seu carisma conhecido pelos seus trabalhos na TV. A cena do diálogo entre os dois personagens-título emociona também pela forma como todos os personagens se envolvem, ocupando bem seus lugares na construção da história.

                A temporada de “Lampião e Lancelote” foi mais curta que os aplausos recebidos. Eis aqui uma produção a que se deve assistir.


*

FICHA TÉCNICA
Livre adaptação de Braulio Tavares do livro “Lampião & Lancelote”, de Fernando Vilela
Direção e Concepção: Debora Dubois
Música Original e Direção Musical: Zeca Baleiro
Assistente de Direção: Márcio Macena

Elenco - Personagem
 Cássio Scapin - Narrador
Fabio Lago - Lampião
Marcos Damigo - Lancelote
Luciana Carnieli – Maria Bonita
Vanessa Prieto - Morgana
Ale Pessôa – Stand In Lancelote e Bando de Lampião

Músicos: Ana Rodrigues e Bruno Menegatti
Cenário: Duda Arruk
Figurinos: Márcio Vinicius
Pesquisa e Arte Gráfica: Fernando Vilela
Iluminação: Debora Dubois
Fotografia: João Caldas
Preparação vocal: Tarita de Souza
Preparação corporal e coreografias: Roberto Alencar
Vídeo: Filmes Para Bailar
Direção Musical: Zeca Baleiro
Produção Musical: Fernando Nunes
Administração: Vanessa Campanari
Assistente de Produção: Nicole Marangoni e Vanessa Campanari
Produtores Associados: Debora Dubois, Edinho Rodrigues, Elza Costa, Vanessa Prieto
Direção de Produção: Brancalyone Produções Artísticas (Edinho Rodrigues e Elza Costa)
Realização: Brancalyone Produções
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!