terça-feira, 10 de janeiro de 2017

60! Década de Arromba – Doc. Musical (RJ)

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/criticateatral
Siga-nos no Instagram: @criticateatral
Foto: divulgação

Wanderléa e elenco em cena


Oportunidade rica para lembrar de uma década e para aplaudir Wanderléa

Dentro do que se propõe, “60! Década de Arromba – Doc. Musical” é um ótimo espetáculo. A produção é dirigida por Frederico Reder e tem roteiro assinado por Marcos Nauer. Tony Lucchesi assina a direção musical, Victor Maia as coreografias e o figurino é de Bruno Perlatto. O elenco formado por vinte e três atores-cantores-bailarinos é complementado por Wanderléa, a estrela da Jovem da Guarda que, não fossem os vários outros méritos da produção, valeria o aplauso sozinha aqui. O título, o programa e o material de divulgação deixam claro ao público o que esperar da peça. Trata-se de um documentário musical dos anos 60, um apanhado das canções nacionais e internacionais que, a partir do Brasil, marcaram a época. Com base nessa perspectiva, é possível encontrar os pontos positivos e os negativos da produção. Porque são bem menos numerosos, comecemos por aquilo que não foi tão bom para depois chegar ao principal. Fica em cartaz no Theatro Net Rio, em Copacabana, até 19 de fevereiro.

A força dos Estados Unidos na década
A dramaturgia de Marcos Nauer é superficial demais. O roteiro é uma casca sem qualquer aprofundamento organizado única e exclusivamente para emoldurar espaço para outros elementos da encenação. Dispostos cronologicamente, há dez quadros no total, um para cada ano da década. O primeiro ato vai de 1960 a 1965 e o segundo de 1966 a 1969. Nauer aparentemente evita tomar partido, não oferecendo qualquer opinião, limitando-se a dividir as canções dentro dos blocos e desaparecendo logo em seguida. 

Sobre esse aspecto da proposta, é preciso levantar algumas questões. A primeira dela diz respeito às justificativas do fato. O valor que costumeiramente se dá aos anos 60 é mérito ( ?) dos Estados Unidos e ratificar essa celebração é oferecer provas, antes de tudo, do quanto fomos (ou somos) colonizados. Nessa época, a Guerra Fria chegou ao auge, separando o mundo nos lados capitalista e socialista. A década iniciou após a Revolução Cubana, começou com a construção do Muro de Berlin, avançou pelas ditaduras militares na América Latina e terminou com o início do Guerra do Vietnã. Para os Estados Unidos, centro do mundo comercial, exportar o quão bom era ser americano era mais importante do que jamais tinha sido.

No Brasil, através do consulado americano, construíam-se escolas, estradas e indústrias. O governo yankee patrocinava aqui a tecnologia militar e a mídia, polarizando a política de modo brutal. Nas eleições presidenciais de 60, com o apoio do ultrarreacionário Carlos Lacerda (Governador do Estado da Guanabara), Jânio Quadros venceu contra o Marechal Teixeira Lott, mas seu vice Milton Campos perdeu. Na época, votava-se em separado para presidente e para vice. João Goulart, que tinha sido o vice de Jucelino Kubitschek, se tornou também vice de Jânio, esse que, ao longo do primeiro semestre de 1961, foi se tornando cada vez mais esquerdista para o horror de Lacerda (e dos Estados Unidos).

Em agosto daquele ano, Lacerda declarou na TV Excelsior – emissora que tinha iniciado suas atividades com incentivo americano pela tecnologia do videotape – que Jânio queria fechar o congresso nacional e isso levou o presidente à renúncia no dia seguinte. Os ministros militares, que já haviam tentado dar um golpe de estado na ocasião do suicídio de Getúlio Vargas, tentaram mais uma vez, mas foram impedidos pelo Movimento da Legalidade, protagonizado por Leonel Brizola. Sob regime parlamentarista, Jango assumiu o Palácio do Planalto tendo Tancredo Neves como Primeiro Ministro. Em 1963, através de um plebiscito, o povo escolheu voltar ao sistema de governo anterior, o presidencialismo. Um ano depois, em março, deu-se outra tentativa de golpe, dessa vez com sucesso. Os Estados Unidos varriam do país a esquerda. Em 1954, o mesmo tinha acontecido no Paraguai. Em 1966, aconteceu na Argentina. Em 1968, no Peru. Em 1971, no Uruguai e na Bolívia. Em 1972, no Equador. Em 1973, no Chile.

A música, as roupas, os comportamentos no mundo mudavam. Iniciado em 1962, o Concílio Vaticano II terminou em 1965, abolindo as missas em latim, colocando, no mundo todo, os padres de frente para as pessoas na missa e autorizando o uso de roupas convencionais para todos os religiosos. A minissaia, o biquíni, o rock`n`roll inspiravam uma sociedade mais livre do preconceito de raça, de gênero, de orientação sexual e de religião. Pregando a liberdade de um lado e espalhando a ditadura de outro, os Estados Unidos venceram por aqui nessa década tão controversa.

No roteiro de “60! Década de Arromba”, Marcos Nauer não comenta qualquer dessas questões. Em lugar disso, empilha fatos como o lançamento das bonecas Barbie, Ken e Christie; as mortes de Marilyn Monroe, Edith Piaf e Ary Barroso, dentre outros; a conquista da Lua; os lançamentos de filmes de sucesso; e a explosão da Bossa Nova, da Jovem Guarda e da Tropicália. A aparentemente despretensiosa listagem de inúmeros eventos da década acaba, pela escolha de uns e não de outros, expressando uma opinião. E qual é ela? A de que somos todos impregnados do consumo cultural dos produtos principalmente americanos. E esse, pelo tamanho enorme da seleção feita – a peça dura mais de três horas – se torna o maior mérito do todo de seu trabalho como dramaturgo aqui. E talvez o único.

Dentre vários aspectos positivos, os figurinos de Bruno Perlatto são excelentes!
A partir do roteiro, “60! Década de Arromba” surge como um produto de simples entretenimento a partir das excelentes contribuições da direção musical de Tony Lucchesi, das coreografias de Victor Maia, dos figurinos de Bruno Perlatto, mas também do cenário de Natália Lana, da luz de Daniela Sanchez, do vidografismo de Thiago Stauffer / Studio Prime e sobretudo de alguns trabalhos de interpretação. No todo da obra, vê-se facilmente o bom trabalho da direção de Frederico Reder assistido por Alessandra Brantes.

Tony Lucchesi dá unidade para material tão diverso, vasto e rico em um dos seus melhores trabalhos de sua carreira. Ao longo de toda a extensão da peça, o repertório imenso se desenvolve com vibrante fluidez de modo que as horas passam voando no oferecimento de uma estrutura espetacular divertida e bem defendida pelos dez músicos ao vivo no palco, pelos técnicos (o desenho de som é assinado por Talita Kuroda e por Thiago Chaves) e principalmente pelos atores em seu conjunto. Victor Maia, cada vez melhor como coreógrafo, brilha ao seu lado em números cheios de méritos em que se destacam os quadros das bonecas Barbie, Ken e Christie. Com excelência, as cenas oferecem motivo de êxtase para o público, que se diverte enquanto vê o ótimo desempenho dos intérpretes em dar vida aos seus intentos complicados e belos.

São também bastante positivas as colaborações do cenário assinado por Natália Lana, esse composto por inúmeros objetos reais da época que surgem em cena trazendo viva a década de cinquenta anos atrás. Vê-se extremo bom gosto em todas as escolhas e também quanto ao seu uso no palco. E fora dele também, pois, na moldura do palco, há vários objetos fixados na parede explorando o consumismo da época retratado pela dramaturgia. A luz de Daniela Sanchez e o videografismo de Thiago Stauffer / Studio Prime participam do ótimo ritmo com protagonismo a que se deve aplaudir sem exceção. No entanto, são os figurinos de Bruno Perlatto o ponto mais alto dos signos estéticos de “60! Década de Arromba”.

É difícil descrever o tamanho do mérito dos figurinos de Bruno Perlatto em “60! Década de Arromba”. O guarda-roupa é imenso, porque o espetáculo é longo e o elenco numeroso, mas, em nenhum momento, se vê economia nem em termos de pesquisa, nem em termos de realização. Cada peça é cheia de detalhes, esses compõem vários todos que juntos elevam para altíssimos níveis o valor estético da obra. Podem-se destacar os quadros dos calangos na inauguração de Brasília, do incêndio do circo em Niterói, “Hair”, “Tropicália”, da cena final e as roupas usadas por Wanderléa, mas há que se dizer que todos são excelentes. Perucas, sapatos, gravatas, além dos belíssimos vestidos, cada detalhe há que ser visto com atenção e efusivamente aplaudido.

A oportunidade de ver Wanderléa
No que diz respeito às interpretações, vale dizer de início que tratam-se de desempenhos em termos de canto e de dança essencialmente, pois não há, no melhor sentido do termo, construção de personagens. Contando Wanderléa, são vinte e três pessoas no elenco e, nesse grupo, valem algumas menções. Erika Affonso e Marcelo Ferrari apresentam trabalhos muito bons ao lado de Matheus Ribeiro, de Leo Araújo, de Julie que estão ótimos e principalmente de Cássia Raquel que está excelente! Rodrigo Naice e Tauã Delmiro, nas figuras mais cômicas, são bastante carismáticos e se destacam no todo pelo modo como aproximam o público também. É um prazer reencontrar boa parte desse grupo numeroso - e conhecer a outra parte – para lembrar do quão potente está o nosso teatro musical no que se refere ao talento dos nossos intérpretes. Cantam e dançam lindamente!

Wanderléa, que em 2016 completou 70 anos de vida e 56 de carreira, é uma estrela capaz de fisgar a atenção e de manter o sorriso aberto. Belíssima, ela surge no fim do primeiro ato e faz diversas aparições ao longo do segundo, cantando e fazendo o público cantar também com ela. Suas primeiras gravações datam de 1962 e, ao fim dos anos 60, ela já era uma artista famosa em rede nacional, sucesso mantido ao longo das décadas. Vale a pena assistir a “60! Década de Arromba” também pela oportunidade de vê-la.

Não há, no Rio de Janeiro, equipe receptiva tão qualificada quanto a do Theatro Net Rio. Tudo lá parece servir ao público, ao seu prazer, à sua confortabilidade, ao seu bem. Da compra dos ingressos à recepção, da higiene à qualidade dos serviços de copa e de banheiros, do bom gosto no interior do teatro ao cuidado na saída da sessão, tudo é feito com delicadeza, afinco, elegância e gentileza. Sem dúvida, essas questões são motivos que explicam parte do sucesso das produções que lá estão em cartaz. No caso de “60! Década de Arromba – Doc. Musical”, dirigido por Frederico Reder, um dos administradores do teatro, os méritos do espaço se confundem com os méritos do espetáculo destacados acima e juntos eles oferecem uma ótima noite. Aplausos!

*

FICHA TÉCNICA:

Roteiro e Pesquisa: Marcos Nauer

Direção: Frederico Reder

Direção Musical: Tony Lucchesi

Elenco: Wanderléa, Amanda Döring, André Sigom, Bel Lima, Cássia Raquel, Deborah Marins, Erika Affonso, Fabiana Tolentino, Giu Mallen,

Jade Salim, Jullie, Leandro Massaferri, Leo Araujo, Marcelo Ferrari, Mateus Ribeiro, Pedro Arrais, Rachel Cristina, Raphael Rossatto, Rodrigo Morura, Rodrigo Naice, Rodrigo Serphan, Rosana Chayin, Tauã Delmiro

Coreografia: Victor Maia

Figurino: Bruno Perlatto

Cenário: Natália Lana

Iluminação: Daniela Sanchez

Diretora Assistente: Alessandra Brantes

Videografismo cenário: Thiago Stauffer

Desenho de Som: Talita Kuroda e Thiago Chaves

Direção de Produção: Juliana Reder e Frederico Reder

Produtores Associados: Tadeu Aguiar e Eduardo Bakr

Produtor Executivo: Leandro Bispo

Produtor Assistente: Allan Fernando

Estagiária de Produção: Joelma Di Paula

Diretor Executivo: Léo Delgado

Gerente de Marketing: Mauricio Tavares

Direção de Arte: Barbara Lana

Assistente de Direção Musical: Alexandre Queiroz

Operador de Som: Talita Kuroda e Thiago Chaves

Figurinista Assistente: Teresa Abreu

Assistente de Figurino: Karoline Mesquita

Estagiária de Figurinista: Tayane Zille

Estagiária de Figurinista: Jemima Oliveira

Estagiária de Figurinista: Gabriela Silva Fernandes

Coreógrafa Assistente: Clara Costa

Dance Captain: Rodrigo Morura

Cenógrafa Assistente: Marieta Spada

Assistente de Cenografia: Guilherme Ribeiro

Camarins: Vivi Rocha e Kaká Silva

5 comentários:

  1. Linda resenha! Obrigada pela maravilhosa e detalhada aula de história! Cada vez mais encantada com suas críticas! Você é o máximo !

    ResponderExcluir
  2. Problema de ritmo no primeiro ato. O segundo é muito melhor. Wandeca, super divônica, lacra tudo.

    ResponderExcluir
  3. Bons Atores, músicos etc., mas uma proposta que esqueceu de respeitar o tempo. Continuarei a gostar de Wanderlea ouvindo suas gravações. Esperava um Show musical em formato documental com mais participação da Cantora e sua história também, e não longos recortes de edição de imagens, filmes e trechos de músicas e cenas parecendo um saber enciclopédico.Faltou conhecimento da história alinhado a linguagem teatral. O roteiro é confuso. A participação da Cantora não chega ao total de 30 / 40 minutos em um espetáculo que começou 20:40 e terminou quase meia noite.

    ResponderExcluir
  4. Continuarei a gostar de Wanderléa ouvindo suas gravações. Esperava um Show musical em formato documental com mais participação da Cantora e sua história também, e não longos recortes de edição de imagens, filmes e trechos de músicas e cenas parecendo um saber enciclopédico.Faltou conhecimento da história alinhado a linguagem teatral. O roteiro é confuso. A participação da Cantora não chega ao total de 30 / 40 minutos em um espetáculo que começou 20:40 e terminou quase meia noite.

    Musical sobre anos 60 tem excessos, equívocos e uma Wanderléa já mítica | G1 Música Blog do Mauro Ferreira
    Nem a presença engessada, mas já mítica, de…
    G1.GLOBO.COM

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente maravilhosoooo o espetáculo digno de musicais da Broadway, fui ontem cantei aplaudi me emocionei Wanderléa aparece diva lindíssima serena e feliz !O melhor espetáculo do ano com certeza a todos um super utra parabéns

    ResponderExcluir

Bem-vindo!