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Rafael Medrado, Igor Epifânio, Jarbas Oliver e Alexandre Moreira |
Ótima comédia de João Sanches
“Egotrip - Ser ou não ser? Eis a comédia” é o quinto espetáculo do grupo soteropolitano Tribo. A comédia narra a aventura de quatro amigos que saem de Salvador e viajam pelo interior da Bahia em busca de um anel de nobreza que um deles teria herdado de seus parentes portugueses. Enquanto se diverte, o público vê nascer dentro de si a saudade das amizades antigas e dos relacionamentos duradouros, esses que ajudam a enfrentar o futuro. Escrita e dirigida por João Sanches, a peça é interpretada por Alexandre Moreira, Igor Epifânio, Jarbas Oliver e por Rafael Medrado, todos eles em excelentes interpretações. Ao vivo, Leonardo Bittencourt participa com a trilha sonora. A produção fica em cartaz até 19 de fevereiro no Teatro do Sesi, no bairro Rio Vermelho, na zona sul da capital baiana.
Aventuras pelo interior da Bahia
Rafael (Rafael Medrado) está às portas do casamento com sua antiga namorada quando descobre que seu pai herdou de seus familiares portugueses um anel de nobreza. A notícia vem com uma revelação estarrecedora: por desvalorizar o objeto, o tal foi dado a um primo distante. Rafael quer o anel e, sem contar nada para a noiva, combina de empreender com seus dois melhores amigos – o coxinha Alexandre (Alexandre Moreira) e o marxista Jarbas (Jarbas Oliver) – uma rápida viagem até Morro do Chapéu, cidade onde mora o referido parente. O que deveria durar um simples pernoite acaba por levar bem mais tempo que isso.
Os problemas do trio começam quando Galego (Igor Epifânio) surge no meio de uma rodovia e é atropelado pelo carro de Rafael. Ao levá-lo para o hospital, o automóvel é roubado e, por causa disso, todos vão parar em Bom Jesus da Lapa, a oitocentos quilômetros de Salvador. A mudança na rota acaba por incluir, entre outras coisas, um forró, uma velório, um duelo e um belo amanhecer em situações cheias de novos e engraçados personagens.
“Egotrip”, sem trocas de cenário e de figurino, tem uma encenação quase que inteiramente sustentada na composição de personagens pelo trabalho de corpo e de voz dos quatro atores. Seus méritos como intérpretes na viabilização da dramaturgia fazem ver os melhores valores do texto principalmente em termos do ótimo ritmo da narrativa. Em outras palavras, a análise da peça inicia pela contribuição de João Sanches, mas chega inevitavelmente a de Alexandre Moreira, Igor Epifânio, Jarbas Oliver e de Rafael Medrado.
Uma ótima comédia de João Sanches
O texto começa, se estabelece e termina com simplicidade. O fato dos nomes dos personagens serem iguais aos primeiros nomes dos intérpretes e o modo como esses se apresentam para o público e dão início à narrativa já defendem o caráter da obra em sua abertura. Essa é uma peça sobre a amizade e sobre o valor das coisas simples apesar de, em superfície, falar de um anel de nobreza e se organizar a partir de mil aventuras insólitas. A dramaturgia de Sanches traz o problema a ser resolvido de modo muito claro, a curva dramática é repleta de pontos de virada bem tradicionais e o final, ainda que com uma pequena “barriguinha”, corresponde equilibradamente a todas as intenções possíveis. Em tudo, a comédia tem força.
A qualidade dos diálogos reclama e sustenta o interesse. O ritmo é ágil, as estruturas são inteligentes e os momentos são criativos. O texto de “Egotrip”, de um modo geral, é envolvente sobretudo pelas situações nas quais os personagens se veem envolvidos e pelas quais eles têm a oportunidade de se deixarem conhecer.
A encenação de cem minutos assinada pelo dramaturgo equilibra os valores dos personagens. Jarbas e Alexandre, nem de longe, são tão bem construídos no texto como Galego e como Rafael. Isso revela, como mais adiante se tratará, a qualidade da interpretação de Jarbas Oliver e de Alexandre Moreira, mas antes vale destacar o jogo proposto pela direção de João Sanches.
As cenas são articuladas de modo a esconder o que as divide, defendendo uma narrativa bem estruturada em um só fôlego. Além dos personagens principais, os atores interpretam os coadjuvantes. Diferente de todos, Isabel – a namorada de Rafael – ganha vida pelos quatro intérpretes ao longo da peça em uma proposta que auxilia na autorreferência do texto espetacular. Lá pelas tantas, há cinco personagens ao mesmo tempo em cena e, por causa disso, um deles deixa de ganhar corpo, mas permanece presente, acontecimento esse que deixa ver, de um lado, a coragem dos autores e, de outro, a habilidade do público em decodificar o discurso proposto. Em termos de dramaturgia bem como de direção, eis um grande trabalho de Sanches.
Não há destaques no cenário de Erick Saboya, Igor Souza e de Sanches e no figurino do diretor. Ambos elementos, assim como a iluminação de Alexandre Moreira e de Sanches (que é operada em cena pelos próprios intérpretes), colaboram com o ótimo ritmo da narrativa por não acrescentarem muitas novas informações relevantes.
Excelente conjunto de elenco
Alexandre Moreira (Alexandre), Igor Epifânio (Galego), Jarbas Oliver (Jarbas) e Rafael Medrado (Rafael) apresentam, em conjunto, excelentes contribuições, mas seus méritos se fazem ver por motivos diferentes. Moreira e Oliver partem de protagonistas não tão bem construídos pela dramaturgia, como já se disse. Pelo texto, quase não se sabe qualquer coisa sobre seus Alexandre e Jarbas a não ser que são opostos politicamente e de orientações sexuais diferentes (um é homossexual e o outro heterossexual). No entanto, as colaborações dos atores acabam por ser tão carismáticas quanto a dos demais, o que, consideradas as dificuldades iniciais, é um feito destacável.
A verdade sobre o passado do Galego de Igor Epifânio nutre o terceiro quarto da narrativa, o que faz desse personagem até aí e durante esse momento uma figura muito interessante desde a dramaturgia. Porém, o modo como o ator participa de “Egotrip” com sua versão de Isabel e com o pai de Joaquim (o tio do pai de Rafael) é brilhante. Essas são figuras inesquecíveis no espetáculo, sem dúvida.
Rafael Medrado é o protagonista na dramaturgia por ser em torno de quem toda a narrativa acontece. De um jeito muito sutil, pouco a pouco, o intérprete vai deixando ver que há um conflito interno por trás de seu personagem capaz de driblar a aparente superficialidade inicial de sua figura. O público acaba por ser convidado a torcer por uma reviravolta em sua vida, o que aproxima ainda mais a audiência da história. Com menos desafios em termos de variedade de composições – pois Medrado praticamente interpreta o mesmo personagem durante a peça inteira –, o ator teve mais chances de aprofundar seu material, aproveitando todas elas elogiosamente. É por isso também um ótimo trabalho.
O quadro de “Egotrip” se completa com a participação de Leonardo Bittencourt que permanece visível no fundo do palco ao longo de toda a apresentação. Discreto, mas participativo, sua presença, além de ser outro sinal da fluência linguística da encenação, colabora por manter firme o diálogo proposto pela peça na abertura. Em termos de direção musical, o trabalho de Bittencourt é responsável por ótimos efeitos cômicos além dos méritos em termos de ritmo do conjunto como um todo.
Grupo Tribo em seu 12o ano de trabalho
“Egotrip - Ser ou não ser? Eis a comédia” estreou no início de julho de 2016 e acumula até agora indicações ao Prêmio Braskem de Teatro Baiano de Melhor Texto, Melhor Direção e de Melhor Ator (Igor Epifânio). Os vencedores serão conhecidos em abril de 2017. Vale ver o espetáculo para também torcer por eles nessa seleção, mas principalmente pelo contínuo trabalho desse grupo de artistas tão valoroso. Aplausos.
Ficha Técnica:
Texto e Encenação: João Sanches
Elenco: Alexandre Moreira, Igor Epifânio, Jarbas Oliver e Rafael Medrado
Trilha musical ao vivo: Leonardo Bittencourt
Figurino: João Sanches
Cenário: João Sanches, Erick Saboya e Igor Souza
Iluminação: João Sanches e Alexandre Moreira
Produção: Wanderley Meira e Carambola Produções
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