INSTAGRAM: @criticateatral
Foto: divulgação
![]() |
Grupo Ereoratá |
A beleza do teatro de bonecos
“Metamorfose”, do grupo Ereoatá, preenche com galhardia a participação do gênero Teatro de Bonecos na programação do 13º Festival Nacional de Teatro Niterói Em Cena. O grupo, que é da Cidade de Lauro de Freitas, na Bahia, tem seu próprio espaço de apresentações e se dedica há muitos anos à feitura de fantoches, à animação e à arte do teatro de bonecos. Dessa vez, em uma rápida história de 26 minutos, eles apresentaram uma pequena narrativa de um velho sertanejo pescador que testemunha a transformação de uma larva em borboleta. Thiago Sansil, Eliete Teles e Rubenval Meneses são os animadores, sendo que esse último é também o responsável pela direção desse belo espetáculo para todas as idades.
Na verdade, na dramaturgia, acontecem duas transformações. Primeiro, um velho solitário, que tem como únicas distrações a leitura de um jornal e a pescaria, vê sua cabra morrer, deixando-o mais só do que antes. Depois, há o aparecimento de uma larva que, aos poucos, se transforma em borboleta. Enquanto isso, o protagonista pesca um pé de tênis onde gostaria de ter apanhado um peixe e vê sua vida se modificar entre companhia e solidão, dia e noite, o tempo sempre caminhando ao futuro.
13o Festival Niterói em Cena
A beleza maior do espetáculo está na sensibilidade da animação: o cuidado nos detalhes dos movimentos dos bonecos, a composição dos cenários, a articulação com a trilha sonora. Tudo isso toca os corações da audiência, enchendo-os de encantamento com enorme poesia.
O Teatro de Bonecos é uma arte que precisa ser valorizada e ganhar força! É uma maravilha o 13º Festival Niterói Em Cena ter proporcionado isso ao seu público.
Ficha Técnica
Direção: Rubenval Meneses
Texto e construção dos bonecos: Eliete Teles e Rubenval Meneses
Atores (animadores): Eliete Teles, Rubenval Meneses e Thiago Sansil
Classificação Indicativa: 8 anos
Duração: 26 min.
Link: @ereoata_teatro_de_bonecos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem-vindo!